Biologia, perguntado por sthefanyyynnn, 8 meses atrás

As plantas do grupo das angiospermas apresentam flores, que são estruturas reprodutivas onde encontramos os gametas feminino e masculino. Essas flores tem cores, odores e sabores que atraem polinizadores, extremamente importantes para a fecundação nesse grupo de plantas. O que é a polinização? *
É a união dos gametas masculino e feminino formando um zigoto.
É o transporte do grão de pólen, gameta masculino, até a flor que tem o gameta feminino, ela pode ser feita pelo vento, pela água ou por animais.
É o movimento ou transporte de sementes para longe da planta - mãe, com o objetivo de conquistar novas áreas.
É o processo inicial do crescimento de uma planta a partir de uma semente ou um esporo.

Soluções para a tarefa

Respondido por pliciakatiana
2

Resposta:

As angiospermas são plantas vasculares (apresentam vasos condutores) com sementes que apresentam como característica mais marcante a presença de flores e frutos. O termo angiosperma vem do grego angeion, que significa urna, e sperma, que significa semente. Analisando seu nome, podemos concluir, portanto, que ele está relacionado a uma de suas características exclusivas: a presença de fruto envolvendo a semente.

Os frutos são formados a partir do desenvolvimento do ovário das flores após o processo de fecundação. Eles são importantes para o sucesso desse grupo de plantas, uma vez que atuam protegendo a semente e auxiliam na dispersão dessas estruturas.

Explicação:

O ciclo de vida das angiospermas é complexo, quando comparado ao de outros grupos vegetais. Iniciaremos esse ciclo pelo processo de polinização, ou seja, o momento em que ocorre a transferência do pólen produzido na antera para o estigma.

Quando grão de pólen é liberado na antera, ele possui uma célula vegetativa e uma célula geradora, a qual se divide e forma os dois gametas masculinos (núcleos espermáticos). A célula vegetativa será responsável pela formação do tubo polínico, que garantirá a transferência dos gametas até a parte feminina da flor.

O gametófito feminino maduro de uma angiosperma é chamado saco embrionário. Nele, são encontradas geralmente sete células, as quais possuem oito núcleos. Essas sete células são a oosfera (gameta feminino), duas sinérgides, três antípodas e uma célula central com dois núcleos.

O grão de pólen, ao chegar no estigma da flor, germina e produz o tubo polínico, que cresce pelo estilete até chegar no ovário, penetra no óvulo pela micrópila (abertura do óvulo) e encontra o saco embrionário.

Perguntas interessantes