As pessoas usam a língua para, ao construir sentidos, se comunicar. Tendo em vista o caráter comunicativo da linguagem, os interlocutores fazem inferências que exercem dupla função: por um lado, elas permitem economia linguística (de modo que o falante não precise explicar todo o contexto em sua fala) e, por outro lado, permitem ao leitor estabelecer a coerência de um texto. Pensando nisso, leia o diálogo: – O interfone. – Estou comendo. – Sem problemas. A respeito da coerência do diálogo, pode-se dizer que: a) ela é construída sem nenhuma necessidade de inferências. b) embora as inferências possam auxiliar em sua construção, não foram necessárias. c) todas as relações necessárias para a construção do sentido estão explícitas no diálogo. d) ela só pode ser construída por meio de inferências. e) inferências não são necessárias, pois os interlocutores sabem do que estão falando.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
d) ela só pode ser construída por meio de inferências.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Quando os interlocutores usam seu conhecimento para estabelecer relações não explícitas entre as partes de um texto, ocorre o que se chama de "inferência". No diálogo, algumas relações são implícitas. Os seus interlocutores, conhecendo a situação, fizeram algumas inferências para interpretá-lo, quais sejam: o interfone está tocando, vá atender; não posso atender o interfone, pois estou comendo; tudo bem, nesse caso eu mesmo atendo o interfone.
Como a coerência do trecho fica comprometida sem a realização dessas inferências, pode-se dizer que "ela só pode ser construída por meio de inferências", sendo essa a única alternativa correta.
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Ed. Técnica,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás