As pessoas não têm a verdadeira compreensão do que seja uma taxa de juros e isso é preocupante. Como professor de física e matemática, já constatei várias vezes isso, não só com alunos do ensino médio, mas também alunos de ensino superior e até de pós-graduação. O mais triste também foi com profissionais ligados a finanças, que não tinham entendimento de vários cálculos financeiros e as empresas perdiam em lucratividade por ignorância de seus gestores. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2019. A partir do texto acima, pode-se definir taxa de juros como:
Alternativa 1: Alternativa 1:
A relação entre o juro e o capital.
Alternativa 2:
O montante após n períodos de tempo.
Alternativa 3:
O período durante o qual o capital é aplicado.
Alternativa 4:
A toda sequência finita ou infinita de pagamentos ou recebimentos.
A remuneração devida pela utilização de um capital durante um certo tempo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O gabarito é dado pela alternativa 5.
Porque, na realidade, a taxa de juros traz a remuneração que o capital do investidor receberá durante um certo tempo de aplicação.
Nesse sentido, as instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional (como os bancos comerciais e financeiras) usam as taxas de juros para remunerar o capital aportado em um determinado investimento.
Vejamos um caso prático do uso da taxa de juros:
O CDB - Certificado de Depósito Bancário (investimento de renda fixa) do Banco Semear paga 13,9% (rentabilidade) por uma aplicação mínima de 2 anos (24 meses).
Espero ter ajudado. :)
Perguntas interessantes