As pessoas armazenam não apenas informações, mas também estratégias de aprendizagem na memória de longo prazo para fácil acesso. Essa capacidade, chamada de memória de trabalho de longo prazo, é responsável pelas habilidades extraordinárias que combinam as informações atuais com uma vasta gama de padrões mantidos em suas memórias de longo prazo. Os teóricos dividem a memória de longo prazo em pelo menos três partes: memória episódica, memória semântica e memória procedural. Referente às divisões de memória de longo prazo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A memória Processual é a memória que se refere a nossas experiências pessoais, um filme mental de coisas que vimos e ouvimos. Ela processa os eventos passados, como o que você jantou ontem à noite ou o que aconteceu em seu baile de formatura. ( ) A memória semântica contém os fatos e as informações generalizadas que conhecemos, como: conceitos, princípios ou regras, e como usá-los. Também fazem parte dela nossas estratégias de aprendizagem e resoluções de problemas. ( ) A memória episódica se refere ao “saber como” em contraste com o “saber que”. Ela reúne os episódios específicos de nossa vida, fazendo ligações entre eles, como por exemplo: andar de bicicleta, habilidades de direção e digitação. ( ) Estudos neurológicos mostraram que as memórias episódicas são armazenadas em uma parte diferente do cérebro das memórias semânticas e procedurais; as memórias episódicas são armazenadas no cérebro, enquanto as memórias semânticas e procedurais são armazenadas no córtex. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Soluções para a tarefa
Referente às divisões de memória de longo prazo, a alternativa que apresenta a sequência correta é F - V - F - F (Alternativa D).
Memória de longo prazo
A memória de longo prazo é dividida em três principais sistemas, sendo eles memória episódica, memória semântica e a memória procedural.
A memória episódica se relaciona às experiências passadas do sujeito. Já na memória semântica estão presentes nossos conhecimentos de mundo, envolvendo a linguagem.
Por fim, a memória procedural é uma memória não declarativa, sendo apresentada por meio do comportamento, mas especificamente na realização de ações que envolvam determinada habilidade.
Nesse sentido, estudos apontam que a memória episódica depende do hipocampo, enquanto as memórias semântica e procedural dependem, respectivamente, do neocórtex e dos gânglios basais.
A partir disso, podemos classificar as sentenças do seguinte modo:
- (FALSO) A memória processual é a memória que se refere a nossas experiências pessoais, um filme mental de coisas que vimos e ouvimos. Ela processa os eventos passados, como o que você jantou ontem à noite ou o que aconteceu em seu baile de formatura.
- (VERDADEIRO) A memória semântica contém os fatos e as informações generalizadas que conhecemos, como: conceitos, princípios ou regras, e como usá-los. Também fazem parte dela nossas estratégias de aprendizagem e resoluções de problemas.
- (FALSO) A memória episódica se refere ao “saber como” em contraste com o “saber que”. Ela reúne os episódios específicos de nossa vida, fazendo ligações entre eles, como por exemplo: andar de bicicleta, habilidades de direção e digitação.
- (FALSO) Estudos neurológicos mostraram que as memórias episódicas são armazenadas em uma parte diferente do cérebro das memórias semânticas e procedurais; as memórias episódicas são armazenadas no cérebro, enquanto as memórias semânticas e procedurais são armazenadas no córtex.
Aprenda mais sobre memória:
https://brainly.com.br/tarefa/22575403
#SPJ2