As pesquisas e as posteriores descobertas científicas mais famosas muitas vezes surgem de momentos inesperados. Na ciência, o acaso e até o que deu errado geram conhecimento.
Observe a história a seguir e veja um exemplo:
Se fosse nos dias atuais, em qual tipo de pesquisa Newton encaixaria suas descobertas? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Isaac Newton não estava procurando um assunto para pesquisar; o objeto de estudo literalmente “caiu” sobre ele. A partir disso, o cientista criou muitas hipóteses sobre aquele acontecimento, as quais posteriormente foram descartadas até que ele chegou à teoria correta, que foi criada por ele mesmo: a Teoria da Gravidade — uma das mais famosas da Física.
A partir disso, conclui-se que Newton “realizou” uma pesquisa explicativa, pois ele teve como objetivo central identificar os fatores que levaram a maçã a cair, aprofundando o máximo que pôde o conhecimento da realidade. Com esse tipo de pesquisa, busca-se compreender as causas e os efeitos de determinado fenômeno.
Explicação:
Nos dias atuais, Newton encaixaria nas descobertas, com a pesquisa do tipo explicativa.
Verifiquemos mais sobre a pesquisa explicativa:
- A pesquisa explicativa é um tipo de pesquisa que muitas vezes produz resultados que não são generalizáveis para a população. Esse tipo de pesquisa geralmente tenta encontrar uma explicação para algo;
- A principal característica desse tipo de pesquisa é que ela é tipicamente exploratória por natureza, o que significa que pode ser usada para gerar hipóteses, mas não testá-las.
Aprenda mais sobre a pesquisa explicativa em: https://brainly.com.br/tarefa/20662626