Português, perguntado por giovanasilva819, 1 ano atrás

As pesquisas científicas contemporâneas provaram que os animais são seres sencientes, ou seja, como nós humanos, eles também sentem dor, medo, alegria, saudade, tristeza etc. Para além dos setores da economia, alimentação, vestuário, os animais de estimação participam ativamente da nossa vida pessoal; há filmes que apresentam diálogos entre bichos e humanos (A revolução dos bichos, de George Orweel, e Dr. Dolittle, de Betty Thomas) e obras literárias em que os animais são incorporados ativamente na história (a cachorra baleia, em Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o cão Ulisses, de Clarice Lispector, os bois de Guimarães Rosa e Carlos Drummond).

Dentro do campo teórico da linguística, a “lingua(gem)” dos animais é muito mencionada, como no livro denominado “Problemas de Linguística Geral”, do linguista francês Émile Benveniste, especificamente, no capítulo 5 (“Comunicação animal e linguagem humana”), em que uma parte é dedicada para refletir sobre essa temática. Nessa parte do livro, o autor retoma uma experiência realizada com abelhas pelo professor de zoologia da Universidade de Munique-Alemanha e apresenta alguns conceitos que distinguem os humanos das outras espécies, em relação ao campo da linguagem.
Durante o percurso da disciplina de Linguística I, essa questão também foi abordada retomando autores para elaborar uma reflexão que, ao partir da definição da língua como algo “[...] inerente e exclusivo da espécie humana [...]” (SILVA, 2018, p. 36), apresenta algumas justificativas teóricas e práticas para estabelecer diferenças (ou semelhanças) nas relações interativas e comunicacionais estabelecidas entre humanos-humanos, animais-animais e humanos-animais.




Assim sendo, para este fórum, leia o capítulo 5 do livro “Problemas de Linguística Geral I”, de Émile Benveniste, que está disponível na pasta material da disciplina e releia o tópico “Linguagem humana e de outros animais: a dança das abelhas” que está na página 36 do livro didático da disciplina. A partir disso, analise a charge e produza um texto de até 15 linhas, justificando uma (escolha apenas uma) das afirmações a seguir:


a) Seres humanos e outras espécies possuem as mesmas capacidades linguísticas. Analise a charge e justifique sua análise.

b) Seres humanos e outras espécies não possuem as mesmas capacidades linguísticas. Analise a charge e justifique sua análise.

c) Seres humanos apresentam características linguísticas específicas nas suas relações de comunicação e as outras espécies possuem códigos de sinais específicos para manter suas relações interativas. Analise a charge e justifique sua análise.

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
1

O correto a se afirmar sobre a linguagem e suas diferenças em cada espécie, está na letra C.

 

Quando afirmamos que cada espécie possui uma linguagem específica, dizemos isso pois, vemos que os seres humanos trazem funções específicas pra sua linguagem, interagir, trocar informações, e trazem usos específicos pra mesma, de forma verbal ou escrita.  

 

O homem criou regras, leis para melhorar a comunicação, que são diferentes de outras espécies, como a dos animais por exemplo. Os animais não apresentam regras linguísticas, interagem de modo diferente, e se relacionam pela linguagem de maneira diferenciada. Por isso podemos afirmar que cada espécie possui uma linguagem específica.  

Perguntas interessantes