Saúde, perguntado por rosywilker2013, 7 meses atrás

as penicilinas são bactericidas ou bacteriostaticos? justifique sua resposta​

Soluções para a tarefa

Respondido por pauloschneider007
0

Resposta:

Produtos que agem no combate a bactérias são chamados de antimicrobianos e geralmente divididos entre bactericidas, bacteriostáticos e bacteriolíticos. Apesar da similaridade dentre os nomes, as definições estão diretamente relacionadas ao mecanismo de ação desses biocidas.

 

Um produto é classificado como bactericida quando causa a morte de bactérias (em números até cerca de 99,99%) através de mecanismos como inibição irreversível da replicação do DNA. Já produtos classificados como bacteriostáticos são aqueles que inibem o crescimento das bactérias no meio, sendo necessária atuação externa para eliminação das mesmas (tarefa do sistema imunológico na presença de organismos infecciosos no corpo humano).

 

Os bacteriolíticos, por sua vez, além de matar as bactérias ativas através do impedimento da formação da parede celular, também eliminam as células já mortas através de um processo natural denominado lise celular – ou rompimento da célula bacteriana. A penicilina, por exemplo, é classificada como um antimicrobiano bacteriolítico. Os antimicrobianos podem ser produzidos de forma natural por bactérias ou fungos ou podem ser totalmente sintéticos.

 

Definir um agente como bacteriostático ou bactericida não é uma tarefa tão trivial. Como diz a máxima, o “veneno está na dose”. Em concentrações altas o suficiente, agentes tipicamente classificados como bacteriostáticos podem ser potentes o suficiente para matar grande parte das bactérias quando estão bem concentrados – sendo considerados, portanto, como bactericidas.

 

De forma similar, produtos bactericidas podem ser aplicados em pequenas concentrações e agir inibindo o crescimento de bactérias, ao invés de aniquilá-las, caracterizando o comportamento de um bacteriostático. Desta forma, é extremamente importante a escolha do antimicrobiano correto na dose certa, a fim de otimizar ao máximo o processo de eliminação de bactérias.

Explicação:

bons estudos

Perguntas interessantes