Química, perguntado por samuelaraujodesouzax, 10 meses atrás

As partículas subatômicas são as menores partes da matéria, certo? Elas, por sua vez, constituem os átomos, e estes constituem as molécuas. Minha dúvida é a seguinte: o que define o estado físico da matéria? A agregação entre partículas subatômicas, a agregação entre átomos ou a agregação entre moléculas?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
4

Resposta:

Primeiro, a matéria é tudo aquilo que ocupa espaço (volume) e constitui massa (peso). A matéria é constituída entre a agregação das moléculas dos elementos. Um ou mais elementos podem constituir uma molécula, sendo esse molécula constituída de átomos desses elementos.

Um exemplo; H (2) O = Água

A água é considerada uma substância simples, sua composição molecular é devida à existência de duas moléculas de Hidrogênio (H) e uma molécula de Oxigênio (O). Síntese;

Matéria - Molécula - Átomo (Elemento)


samuelaraujodesouzax: Obrigado por ter me respondido. Mas minha dúvida permanece: o que define o estado físico?
samuelaraujodesouzax: O que define o estado físico é essa agregação Matéria Molécula ou Molécula - Átomo?
Respondido por Usuário anônimo
0

Para substâncias monoatômicas como Hélio, argônio, Neônio, Fe entre outros. É o estado de agregação entre os átomos, a interação inter-atômica entre um átomo e outro que define o estado físico.

Já para substâncias compostas como a água (H₂O) o que define o estado de agregação é a interação entre as moléculas, quando as moléculas estão mais agregadas (próximas e organizadas) ficam em estado sólido ou líquido, por outro lado quando estão desagregadas (moléculas distantes entre si) encontra-se em estado gasoso.

Quando se trata de compostos iônicos, novamente o que prevalece é a interação entre os átomos (na forma de íons) o Cátion (X⁺) e o ânion (Z⁻), nesse caso quando os átomos estão próximos as cargas se anulam, por isso em estado sólido os sais não conduzem corrente elétrica. Para passar para o estado líquido, um sólido iônico precisa ter energia suficiente para separar as cargas positivas das negativas, afastando uma das outras, ou seja, diminuindo a agregação.

Perguntas interessantes