As palavras da Língua Portuguesa são estudadas sob diferentes aspectos, desde sua formação, estrutura e classificação até o valor semântico/discursivo. Tendo em vista tais fatores, produza um texto de até 15 linhas, analisando os dois enunciados a seguir. Para isso, considere:
- escolha, ao menos, cinco vocábulos dos enunciados e classifique-os morfologicamente (quanto às dez classes);
- explique de que forma o uso desses vocábulos contribui aos diferentes sentidos estabelecidos em cada um dos enunciados.
Vale destacar que o enunciado 1 foi escrito em uma tentativa de, conforme a autora, corrigir um erro de escolhas linguísticas. Já o enunciado 2 foi produzido (originalmente e antes do primeiro) pelo Jornal O Globo, em referência a um fato ocorrido no Rio de Janeiro, envolvendo o furto de uma bicicleta e a acusação das vítimas, dirigida a uma pessoa inocente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eu entreguei dessa forma, dá para tirar como base, não sei
Explicação:
Casal branco acusa injustamente jovem negro de roubar sua própria bicicleta elétrica no Leblon.
Jovem negro acusa casal de racismo no Leblon após precisar provar ser o dono de sua bicicleta elétrica
As palavras escolhidas para a classificação morfológica, cujo primeiro critério a ser verificado é a variação das palavras escolhidas, na qual ela pode ser variável ou invariável, considerando os variáveis conforme o critério de gênero, número e grau quando necessário, e os invariáveis por sua vez temos conjunção, preposição, interjeição e advérbio. Abaixo temos a classificação das palavras.
Na analise feita podemos observar que temos o substantivo que é a palavra que nomeia os seres em geral, desde objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros, além disso temos o Adjetivo é a palavra que caracteriza, atribui qualidades aos substantivos e temos também o verbo que é a palavra que incita uma ação, representa um estado ou aponta um fenômeno da natureza.
jovem: Adjetivo e Substantivo de dois gêneros
bicicleta: Substantivo
racismo: Substantivo
casal: substantivo masculino e adjetivo
precisar: verbo
Explique de que forma o uso desses vocábulos contribui aos diferentes sentidos estabelecidos em cada um dos enunciados.
A palavra jovem continua com o mesmo sentido em ambas frases assim como a palavra bicicleta que continua com o mesmo sentido, a palavra racismo contribui com um sentido diferente na segunda frase deixando explicito a correção do segundo enunciado. O casal na primeira está acusando enquanto na segunda está sendo acusado, isso determinada a mudança fundamental no papel dos protagonistas da ação, nessa situação também temos o verbo precisar que se refere a necessidade que no primeiro enunciado temos a acusação de ter roubado a própria bicicleta, enquanto na segunda ele vai precisou provar que era dele.
Analisando o primeiro enunciado: "Casal branco acusa injustamente jovem negro de roubar sua própria bicicleta elétrica no Leblon".
Podem ser classificados morfologicamente as palavras:
Casal - substantivo
Acusa - verbo
Injustamente - Advérbio de modo
Negro - adjetivo
Roubar - verbo
O enunciado é construído de forma em que o "casal branco" é sujeito da frase e o verbo está na voz ativa, ou seja, fica claro que o casal branco que praticou a ação. Dessa maneira, o "jovem negro" está recebendo essa ação.
Já o segundo enunciado: "Jovem negro acusa casal de racismo no Leblon após precisar provar ser dono de sua bicicleta elétrica", o "Jovem negro" é o sujeito e quem pratica a ação. Dessa forma, nesse enunciado a atenção é voltada para esse jovem e não para o que o casal fez com ele.
Espero ter ajudado, bons estudos!