Filosofia, perguntado por mlmarioleandro, 11 meses atrás

“as outras coisas não podem derivar das Formas em qualquer dos sentidos usuais da palavra "derivar". E dizer que são modelos e que as outras coisas participam delas é usar palavras ocas e metáforas poéticas. Pois quem é que trabalha com os olhos postos nas Ideias? E qualquer coisa pode ser ou tornar-se semelhante a outra sem ser copiada dela; por exemplo: quer exista Sócrates, quer não, um homem semelhante a Sócrates poderia nascer; e evidentemente, assim aconteceria mesmo que Sócrates fosse eterno. Por outro lado, de cada coisa haverá diversos modelos e, por conseguinte, diversas Formas; p. ex., "animal" e "bípede", e também "homem em si" serão Formas do homem. Acresce que as Formas não são apenas modelos de coisas sensíveis, mas também de outras Formas; isto é, o gênero, como gênero composto de várias espécies, será uma delas, portanto, a mesma coisa será simultaneamente modelo e cópia.” ARISTÓTELES. Metafísica. Porto Alegre: Globo, 1969. Nessa passagem da Metafísica (991a20-30), Aristóteles faz uma crítica à Teoria das Formas de Platão. No entanto, pensemos nas noções de essência e acidente. Aristóteles, diferente de Platão – que fala das Formas como modelo das coisas sensíveis – propõe algo novo, a noção de substância, que se refere aos seres particulares, individuais, realmente existentes, na qual podemos ter sensações (referência imediata). Nessa substância estão contidas tanto a essência quanto os acidentes. Com base nisso, identifique a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: a) As Formas de "animal" e "bípede", e também "homem em si" são respectivamente essências e acidentes. Alternativa 2: b) Para Aristóteles a essência é algo sem o qual aquilo não pode ser o que é; é o que dá identidade a um ser, e sem a qual aquele ser não pode ser reconhecido como sendo ele mesmo; já o acidente é algo que pode ser inerente ou não ao ser, mas que, mesmo assim, não descaracteriza-se o ser por sua falta. Alternativa 3: c) Aristóteles critica Platão porque ele não propôs a noção de substância como Forma de todas as coisas. Alternativa 4: d) Para Aristóteles ambos conceitos Forma e Ideia são idênticos. Alternativa 5: e) A noção de substância em Aristóteles é diferente da platônica.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
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Sobre Aristóteles e a noção de substância, em Metafísica:

Alternativa correta: b) Para Aristóteles a essência é algo sem o qual aquilo não pode ser o que é; é o que dá identidade a um ser, e sem a qual aquele ser não pode ser reconhecido como sendo ele mesmo; já o acidente é algo que pode ser inerente ou não ao ser, mas que, mesmo assim, não descaracteriza-se o ser por sua falta.

Essência traduz a expressão aristotélica que indica “isto que a coisa é”. Aquilo que constitui um  ser como sendo tal ser e não outro. Aquilo que, portanto, identifica um ser e deve ser o objeto visado  pela definição. A essência é determinada pela forma.

Os acidentes, na maioria das vezes, decorrem da matéria  de que os entes são compostos. Não são determinados pela natureza destes, nem decorrem de uma  razão ou causa determinada.

Acidente se diz daquilo que pertence a um ser e pode ser afirmado dele com verdade, mas não é nele nem necessário nem  constante.

Bons estudos!

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