As organizações estão adotando novas posturas, estratégias, tecnologias e modelos de gestão que pudessem dar o suporte necessário para a sua manutenção no mercado. Dentre as características apresentadas, está a gestão e economia do conhecimento, ou seja: Alternativas Alternativa 1: maior preocupação com os resultados do trabalho das pessoas e menor com os meios utilizados para a realização, desde que os valores da organização e o foco no cliente sejam respeitados. Alternativa 2: o recurso mais importante da empresa deixou de ser o capital financeiro e passou a ser o conhecimento das pessoas (capital intelectual), pois são pessoas que criam, inovam, interpretam, analisam e tomam decisões que impactam no resultado organizacional. Alternativa 3: a substituição dos departamentos por equipes de trabalho que podem ser temporárias ou definitivas, com maior flexibilidade e agilidade para trabalhar, implementar mudanças e inovar. Alternativa 4: a interligação das unidades de negócios por tecnologia da informação (TI), que permite integrar essas unidades mesmo que estejam em locais diferentes, disponibilizar a informação para toda a organização, facilitando a tomada de decisão e trabalhar em qualquer lugar e horário (teletrabalho). Alternativa 5: a delegação de responsabilidade e maior autonomia às pessoas para tomarem decisões sobre seu trabalho, reduzindo, assim, a supervisão direta e liberando a direção da empresa para o trabalho estritamente estratégico.
Soluções para a tarefa
Opah!
Na prática organizacional, a Gestão do Conhecimento está ligada à ideia de poder/força.
De acordo com Peter Drucker, a Gestão do Conhecimento traz três importantes componentes, sendo eles:
DADOS - registro das transações, atividades e operações realizadas pela organização;
INFORMAÇÃO - são os próprios números existentes nos dados (não traz tanto valor);
CONHECIMENTO - é o resultado do filtro das informações presentes nos dados - tem muito valor para a organização.
Nesta perspectiva, as pessoas representam o capital mais valioso que uma organização pode ter, uma vez que podem gerar ideias (produtos e serviços) e contribuir para a melhoria dos processos internos.
Gabarito:
"Alternativa 2: o recurso mais importante da empresa deixou de ser o capital financeiro e passou a ser o conhecimento das pessoas (capital intelectual), pois são pessoas que criam, inovam, interpretam, analisam e tomam decisões que impactam no resultado organizacional".
Até breve!