As orações subordinadas exercem uma função sintática de complemento para uma oração principal, sendo diferenciadas pela função que desempenham. As orações subordinadas podem ser: substantivas, adjetivas ou adverbiais. As subordinadas substantivas desempenham a função de substantivo, as orações subordinadas adjetivas desempenham a função de adjetivo e as orações subordinadas adverbiais desempenham função de adverbio. A partir desse contexto, analise as seguintes frases. I- "Vi que a emoção dela era outra vez grande, mas não recuava de seus propósitos...". II- De repente, cessando a reexão, tou em mim os olhos de ressaca, e perguntou-me se tinha medo". III- "O bonito é que cada um de nós queria agora as culpas para si...". IV- "...esperou que a água marejasse...". V- Algumas crianças que são curiosas fazem descobertas rapidamente. Fonte: LUFT, Celso Pedro. Moderna gramática brasileira. Globo Livros, 2006. Assinale a alternativa que apresentam somente orações subordinadas substantivas objetivas diretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
55
Resposta:
Somente as frases I, II e IV
Explicação:
Respondido por
6
Resposta:
Somente as frases I, II e IV.
Explicação:
Corrigido DNM
A afirmativa I está correta, pois a oração “que a emoção dela era outra vez grande“ é uma subordinada objetiva direta.
A afirmativa II está correta, pois a oração “se tinha medo “é uma subordinada objetiva direta.
A afirmativa III está incorreta, pois a oração “que cada um de nós queria agora as culpas para si “é uma subordinada predicativa.
A afirmativa IV está correta, pois a oração “que a água marejasse” é uma subordinada objetiva direta.
A afirmativa V está incorreta, pois a oração “que são curiosas fazem descobertas rapidamente “é uma subordinada adjetiva restritiva.
Perguntas interessantes