As orações subordinadas adverbiais assinaladas estão classificadas. Assinale a alternativa cuja classificação esteja errada: a) "Nunca chegará ao fim por mais depressa que ande. " (oração subordinada adverbial concessiva) b) "Era tal a serenidade da tarde que se percebia o sino de uma freguesia distante. " (oração subordinada adverbial consecutiva). C) Mesmo que faça calor, não poderemos nadar. (oração subordinada adverbial concessiva) d) Ela era tão medrosa, que não saía de casa. (oração subordinada adverbial comparativa) e) Se tudo correr bem, vamos à Europa. (oração subordinada adverbial condicional)
Soluções para a tarefa
A classificação da oração subordinada adverbial está ERRADA em:
d) Ela era tão medrosa, que não saía de casa. (oração subordinada adverbial comparativa)
Orações adverbiais
Na verdade, a oração "que não saía de casa" é classificada como adverbial consecutiva, uma vez que expressa ideia de consequência. Não ter o hábito de sair de casa é a consequência, o resultado de ser muito medrosa.
A classificação das demais orações está correta porque:
a) Andar depressa poderia impedir o fato de nunca chegar ao fim, mas isso não acontece. Por isso, há ideia de concessão. Logo, temos oração concessiva.
b) O fato de perceber o sino de uma freguesia distante é a consequência de haver tamanha serenidade naquele momento. Assim, a oração é consecutiva.
c) Fazer calor poderia impedir a impossibilidade de nadar (se faz calor, o esperado era que pudessem nadar). Assim, a oração expressa concessão, por isso é concessiva.
Mais sobre oração subordinada adverbial em:
https://brainly.com.br/tarefa/20719557
https://brainly.com.br/tarefa/21518226
#SPJ4