As orações a seguir foram retiradas do texto "As aves", que está na página 390 do livro de gramática. Em qual delas ocorreu hipérbato?
"Estou perdendo a paciência."
"À direita está uma árvore."
"Os dois fazem expressões faciais..."
"Parece que essa gralha está me aconselhando a desistir."
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Podemos reconhecer orações reduzidas pela forma com que se apresentam: são orações subordinadas que introduzem uma oração sem uso de um conectivo, apresentando um verbo em uma de suas formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio). Como se vê nos exemplos a seguir:
“É importante ter uma alimentação balanceada”;“O governo disse ser importante a aprovação das medidas propostas”;“Às vezes gosto de ficar sozinho em casa”.
Orações reduzidas se opõem às orações desenvolvidas, aquelas orações subordinadas iniciadas por conectivo. E, virtualmente, toda oração reduzida pode ser eventualmente passada à forma desenvolvida:
“É importante que se tenha uma alimentação balanceada”;“O governo disse que é importante a aprovação das medidas propostas”;“Às vezes gosto que eu fique sozinho em casa”.
Funções das orações reduzidas
Quanto à função, como toda oração subordinada, as orações reduzidas desempenham alguma função sintática na relação com o verbo da oração principal.
Nas orações anteriores: na primeira delas há um verbo de ligação “É” seguido de um nome adjetivo “importante”, que predica um sujeito para lhe atribuir a característica que refere no seu significado, precisa existir algum ente, algum elemento, para ser qualificado como “importante”. Esse ente vai assumir a função sintática de sujeito e, nessa oração, o sujeito não se apresenta sob forma de um nome substantivo, como poderia ser (O amor é importante), mas sob a forma de uma oração, uma frase que contém um verbo “ter uma alimentação balanceada”. A oração reduzida de infinitivorecebe a classificação de oração subordinada substantiva subjetiva, mencionando que está reduzida de infinitivo.
Explicação:
Espero ter ajudado!!