As operações logísticas possuem diversos custos que envolvem desde a matéria-prima até a chegada do produto nas mãos do consumidor. Esses custos são associados ao negócio e ao produto da empresa e, por isso, diferem de empresa para empresa.
LUZ, Charlene Bitencourt Soster; SILVA, Lúcio José da; WOBETO, Débora. Gerenciamento de custos logísticos. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
Considere os custos de uma empresa em determinado período:
Considerando as informações acima e, utilizando o modelo mais completo de fórmula, a qual foi sugerida por Faria e Costa (2007), apresente o cálculo detalhado do Custo Logístico Total da empresa no período em questão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
CLT = CAM + CTRA + CE + CMI + CTI + CTRI + CDL + CDNS + CAD
Explicação:
Os estudos mais modernos em Custos Logísticos propõem modelos de apuração de custos bem definidos, embora com algumas diferenças entre eles. O modelo a ser adotado pela sua empresa deve levar em conta as características do seu negócio e os objetivos que você pretende alcançar com as informações obtidas.
Uma possibilidade é que, se o negócio da empresa for de uma complexidade menor, pode ser suficiente um modelo mais simples, com um número menor de elementos de apuração. Já as operações empresariais mais robustas, que tenham muitos processos em vigência, podem requerer modelos mais completos para apuração desses custos logísticos. O primeiro modelo, sugerido por Faria e Costa (2007), considera o Custo Logístico total como o resultado da seguinte expressão:
CLT = CAM + CTRA + CE + CMI + CTI + CTRI + CDL + CDNS + CAD
Em que:
■ CAM = Custos de Armazenagem e Movimentação de Materiais.
■ CTRA = Custos de Transporte (incluindo todos os modais ou operações intermodais).
■ CE = Custos de Embalagens (utilizadas no sistema logístico).
■ CMI = Custos de Manutenção de Inventários (matérias-primas, produtos em processo e produtos acabados).
■ CTI = Custos de Tecnologia de Informação.
■ CTRI = Custos Tributários (tributos não recuperáveis).
■ CDL = Custos Decorrentes de Lotes.
■ CDNS = Custos Decorrentes do Nível de Serviço.
■ CAD = Custos da Administração Logística.