Física, perguntado por luisfelipealado, 10 meses atrás

As ondas de rádio são algumas das ondas que compõem o espectro eletromagnético. Um aparelho de som é considerado receptor de ondas de rádio e opera nas modalidades AM e FM. Os intervalos de frequência que cobrem a modalidade AM são: AM: de 600.10³ Hz a 1500.10³ Hz. Sabendo que a velocidade de propagação das ondas de rádio é 3.108 m/s, qual é o maior comprimento de onda (λ) que pode ser captado por um aparelho de som? 200 m. 500 m. 2000 m. 50000 m.


Gêniodasquebradas: Percebi que muita gente faz de tudo para entrar no ranking do site. Uma tolice, vergonhoso. O problema na verdade, ao meu ver, não é sequer essas pessoas toscas, mas o fato de os dois garotos que comentaram nesta questão terem retirado a minha oportunidade de dar uma boa explicação a você e outras pessoas que possam ter dúvida igual. De todo modo, irei explicar por aqui.
Gêniodasquebradas: A primeira coisa que devemos ter em mente é que as ondas de rádio são captadas por aparelhos por meio do fenômeno da RESSONÂNCIA. Os aparelhos são "calibrados" para terem uma interação maior com ondas que tenham uma dada frequência e, nesse sentido, são mais estimulados por elas. Algo semelhante ocorre com as pessoas que quebram taças "no grito".
Gêniodasquebradas: Na verdade, não é a intensidade do grito dessas pessoas que faz a taça de vidro romper-se, mas sim a frequência do som emitido corresponder a oscilação natural dos átomos que compõe a taça de vidro - lembre-se que nenhuma estrutura está totalmente parada, mesmo sólidos, uma vez que é impossível alcançar o zero absoluto, Kelvin = 0
Gêniodasquebradas: Feita essa explicação, basta que utilizemos a equação fundamental da ondulatória, V = f. λ. Isto é, velocidade é diretamente proporcional a frequência e ao comprimento de onda.
Gêniodasquebradas: A velocidade dada é 3,10^8. Além disso, nota-se, pela fórmula, que o comprimento de onda é tanto maior quanto menor for a frequência - são grandezas inversamente proporcionais. Portanto, pegaremos a menor frequência que pode ser captada, que é a de 0,6Mhz (M = 10^6).
Gêniodasquebradas: 3.10^8/6. 10^5 = λ. Portanto, λ = 500 metros.

Soluções para a tarefa

Respondido por Gêniodasquebradas
0

Resposta:

500m

Explicação:

A primeira coisa que devemos ter em mente é que as ondas de rádio são captadas por aparelhos por meio do fenômeno da RESSONÂNCIA. Os aparelhos são "calibrados" para terem uma interação maior com ondas que tenham uma dada frequência e, nesse sentido, são mais estimulados por elas. Algo semelhante ocorre com as pessoas que quebram taças "no grito".

Na verdade, não é a intensidade do grito dessas pessoas que faz a taça de vidro romper-se, mas sim a frequência do som emitido corresponder a oscilação natural dos átomos que compõe a taça de vidro - lembre-se que nenhuma estrutura está totalmente parada, mesmo sólidos, uma vez que é impossível alcançar o zero absoluto, Kelvin = 0

Feita essa explicação, basta que utilizemos a equação fundamental da ondulatória, V = f. λ. Isto é, velocidade é diretamente proporcional a frequência e ao comprimento de onda.

A velocidade dada é 3,10^8. Além disso, nota-se, pela fórmula, que o comprimento de onda é tanto maior quanto menor for a frequência - são grandezas inversamente proporcionais. Portanto, pegaremos a menor frequência que pode ser captada, que é a de 0,6Mhz (M = 10^6).

3.10^8/6. 10^5 = λ. Portanto, λ = 500 metros.

Perguntas interessantes