História, perguntado por mariaIdeuci, 10 meses atrás

“As obrigações entre o suserano e o seu vassalo podiam ser firmadas numa cerimônia complexa, na qual eram dados vários passos. Em um primeiro momento, o futuro vassalo ajoelhava-se perante aquele que se tornava o seu senhor e passava a se considerar o homem de sua confiança. Depois, o vassalo jurava fidelidade ao senhor diante da Bíblia ou de relíquias de santos. Em algumas ocasiões, esse ato era concluído com um beijo. O último ato da celebração era a investidura, pela qual o vassalo recebia do senhor um ramo ou algum objeto que representava a doação de um feudo.” FRANCO JÚNIO, Hilário. O feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983, p. 44. Com base na análise do documento acima, leia as afirmações abaixo. I- O excerto acima refere-se à cerimônia que estabelecia os termos das relações feudo-vassálicas no período medieval. II- As relações de vassalagem e suserania eram uma herança dos costumes bárbaros. III- Durante a expansão carolíngia, as relações feudo-vassálicas representaram uma forma de garantir a fidelidade entre o imperador e seus súditos. IV- O costume descrito no excerto foi abandonado a partir da consolidação da Igreja Católica, uma vez que essa instituição representava o elemento de coesão e fidelidade da sociedade medieval. A partir do que se refere ao documento, é correto o que se lê em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas. Alternativa 3: II e III, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas Alternativa 5: II, III e IV, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2
A afirmativa I é verdadeira, pois o que é descrito pelo trecho é o processo pelo qual alguém se tornava vassalo de um suserano, estabelecendo esta relação.

A afirmativa II também é verdadeira, pois esta prática vinha do direito germânico e das práticas sociais dos membros deste povo, considerados bárbaros do ponto de vista do direito romano, de modo que podemos dizer que a cerimônia tem a sua origem em costumes "bárbaros"

A afirmativa III também é verdadeira, pois a expansão de Carlos Magno foi fortemente caracterizada pela adoção do sistema feudal e pelas práticas do feudalismo.

A afirmativa IV é falsa, pois ao invés de se contrapor a Igreja se tornou parte da cerimônia, sendo usados nestes "rituais" de vassalagem símbolos religiosos como a cruz e a bíblia, sobre os quais se deveria jurar para garantir mais autenticidade.

É correta, assim, a alternativa 4.
Perguntas interessantes