História, perguntado por maykonpereira1, 1 ano atrás

As obras ficcionais sobre o período das grandes navegações ultramarinas empreendidas pelas coroas portuguesas e espanholas, em grande parte, contradizem as condições nas quais viviam os marujos das caravelas, naus e galeões que singravam os mares, pois, enquanto os poetas cantavam as glórias das nações ou o cinema retratava as aventuras dos piratas, os marujos viviam a bordo das naus, cercados por dificuldades na faina cotidiana de alto-mar. Sobre as condições de vida dos marujos na época da expansão ultramarina, analise as sentenças a seguir:

I- Escorbuto, doença comum nas embarcações, em geral causada pela falta de ?vitamina C?.
II- Ratos nas embarcações, que eram comuns nas naus quinhentistas, por não serem boas às condições sanitárias de bordo.
III- Boas condições sanitárias, que possibilitavam a vida de bordo, apesar do perigo representado pelos piratas.
IV- Farta comida de bordo, que motivava o recrutamento voluntário da população empobrecida de cidades como Lisboa, Aveiro e Porto para as armadas lusitanas.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.


Soluções para a tarefa

Respondido por muitomaismaciel
0
Letra c) está correta.

A 'proposição III' está incorreta. É de saber comum que as navegações na época das expansões marítimas sofriam com a rápida deterioração dos mantimentos.

A 'proposição IV' está incorreta. Portugal vivia um período de paz interna, logo, a maioria das pessoas tinham sim condições de comprar alimentos e sobreviver. Além de que, a crença popular naquela época era de que o Mar Atlântico era habitado por monstros marinhos. Antes do Rei "obrigar" as pessoas a irem a bordo, ninguém iria se arriscar a se lançar no mar por comida.

maykonpereira1: muito obrigado
Perguntas interessantes