História, perguntado por dani0304p6o2kg, 1 ano atrás

As obras 1984, de George Orwell, e O homem do castelo alto, de Philip K. Dick, são obras de ficção científica bastante interessantes para o ensino de História. Sobre o uso didático dessas obras em História, é correto o que se afirma em: a. As duas obras de ficção científica são exemplos de distopias que criticam os efeitos do neocolonialismo e permitem a discussão dos processos de independência do pós-45. b. As duas obras apresentam distopias: uma de um futuro, 1984, que não se concretizou; a outra de um passado alternativo, O homem do castelo alto; e ambas prestam-se à discussão dos totalitarismos. c. As duas obras de ficção científica são claras críticas à democracia liberal do Entreguerras e permitem a discussão do fortalecimento da Alemanha Nazista e a eclosão da II Guerra Mundial. d. As duas obras apresentam distopias: uma de um passado alternativo, 1984; a outra de um futuro problemática, O homem do castelo alto; e aquela criticando as democracias, enquanto essa investindo contra as lideranças religiosas. e. Obras do gênero ficção científica, 1984 e O homem do castelo alto, destacaram-se por propor críticas a partir do ponto de vista dos grandes homens, sujeitos mais atuantes nas tramas da vida rea

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
0

Vamos julgar cada alternativa por vez:


a) Falsa. Nenhuma das obras citadas possui tal temática.


b) Verdadeira. Trata-se exatamente do referido.


c) Falsa. Trata-se da temática apenas de O Homem do Castelo Alto, não de 1984.


d) Falsa. As temáticas estão invertidas e as supostas críticas são errôneas.


e) Falsa. As obras citadas não são narradas pelo ponto de vista de grandes homens. No máximo, poderia-se dizer que o evento alternativo de O Homem do Castelo Alto refere-se ao assassinato de um grande homem.


Como a única alternativa verdadeira é a b, trata-se da resposta correta da questão.

Respondido por carolineverissimo
0

As duas obras apresentam distopias: uma de um futuro, 1984, que não se concretizou; a outra de um passado alternativo, O homem do castelo alto; e ambas prestam-se à discussão dos totalitarismos.

Perguntas interessantes