As novelas de cavalaria e os poemas de cordel são produções literárias de épocas, espaços e contextos bem diferentes.Porém, no sertão nordestino, na primeira metade do século XX, as novelas de Carlos Magno e dos pares da França e os poemas de cordel se entrecruzavam, veiculando valores com os quais os sertanejo, homem sofrido e em luta pela sobrevivência, se identificava. Levante hipóteses: Quais seriam esses valores? ALGUÉM ME AJUDAAA,ESTOU COM DÚVIDAS EM RELAÇÃO A ESTÁ QUESTÃO!
Soluções para a tarefa
Na primeira metade do século XX as novelas de Carlos Magno e dos 12 pares da França e os poemas de cordel se entrecruzavam,veiculando valores com os quais sertanejos,homem sofrido e em luta pela sobrevivência,se identificam.l
As novelas de cavalaria contam as histórias do imperador Carlos Magno e os doze pares da França eram muito famosas em Portugal e na Espanha e elas foram passadas aos primeiros colonizadores do Brasil e teria sido um dos "livros de cabeceira" dos grandes poetas do passado. Era leitura frequente nas fazendas e engenhos nordestinos.
Baseada nestas histórias , vários CORDELISTAS compuseram "épicos" da Literatura de Cordel:
- Batalha de Oliveiros com Ferrabrás e Prisão de Oliveiros.
- "Roldão no Leão de Ouro"
-"História do Principe Roldão", baseado na tradução portuguesa da obra, que tem por
Todos os cordéis baseados na " Chanson de Rolando"
"Ela conta a história dos "Doze Pares da França " que acompanhavam e protegiam o rei Carlos Magno da França, formado por 12 cavaleiros leais ao rei, liderados por Rolando, sobrinho de Carlos Magno.
Os VALORES com os quais ,SERTANEJOS ,homem sofrido e em luta pela sobrevivência,se identificam são :
- a força, a habilidade com armas e lealdade ao rei,
- cumpriu sua missão de denunciar a opressão e a injustiça,
- homem sertanejo era engajado e revolucionário
- Tinha a ousadia e a coragem de desafiar a ordem.
- o cordel canta o desejo de revolução da nordestino ,homem livre.