As novas teorias didáticas negam, de maneira maciça, a reprodução do conhecimento. Identifique como deve ser a educação dentro desta proposta. I – Uma nova concepção de conhecimento, que nega completamente a divisão dos saberes em áreas específicas. II – Propõe que o homem seja visto em partes distintas, fragmentadas. III – Retoma uma prática pedagógica que supere a fragmentação e a reprodução do conhecimento. IV – Tem como principal objetivo a construção de novos conhecimentos. É correto apenas o que se lê em:
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa I, III e IV
Explicação: As novas teorias didáticas negam, de maneira maciça, a reprodução do conhecimento. A grande maioria acredita que os conhecimentos produzidos e acumulados ao longo da história da humanidade devem ser transmitidos às futuras gerações e que; a partir deles, devem-se produzir novos saberes.
Essas teorias possuem também, uma nova concepção de conhecimento, que nega completamente a divisão dos saberes em áreas específicas; fruto do ensino tecnicista. A divisão dos conteúdos em diversas áreas impediu que o homem alcançasse a visão do todo, a visão holística.
Por esse motivo, as teorias inovadoras encaram o homem por um outro prisma. Segundo Behrens (2009), elas propõem que o homem seja visto como um ser indiviso. O desafio atual, dos estudiosos e cientistas da educação é retomar uma prática pedagógica que supere a fragmentação e a reprodução do conhecimento. Nesse sentido, nos alerta Behrens (2009, p. 55):
O ensino como produção de conhecimento propõe enfaticamente o envolvimento do aluno no processo educativo. A exigência de tornar o aluno ativo, valoriza a reflexão, a ação, a curiosidade, a provisoriedade, o questionamento, e exige reconstruir a prática educativa proposta em sala de aula.
Sendo assim, o principal objetivo das teorias didáticas inovadoras é construir novos conhecimentos.