Português, perguntado por zacariashihi, 6 meses atrás

As novas tecnologias e a educação

O computador e os demais aparatos tecnológicos, na sociedade atual, contrariamente ao passado que os percebia somente como “coisas” de especialista, são vistos como bens necessários dentro dos lares e saber operá-los constitui-se em condição de empregabilidade e domínio da cultura.
O conhecimento, principalmente no campo da informática, deve estar relacionado aos demais campos do saber humano. Trata-se, pois, de uma nova linguagem, um novo elemento do processo de comunicação, um novo código: a linguagem digital.
Não há como fechar-se aos acontecimentos e, ainda que de maneira incipiente, é preciso considerar essas mudanças no debate e na prática educacional.
Para uma sociedade com características tão profundas de desigualdade, a escola pública torna-se a única fonte de acesso da criança da classe trabalhadora às informações e recursos tecnológicos.
Pretto afirma que “em sociedades com desigualdades sociais como a brasileira, a escola deve passar a ter, também, a função de facilitar o acesso das comunidades carentes às novas tecnologias.”
Num país onde a escola ainda assume o papel de assistente social e perde de vista sua função de produzir e “reproduzir” o conhecimento, faz se necessário resgatar sua função primordial de formar o cidadão para a sociedade atual, onde o próprio trabalho assume uma nova conceituação, como “trabalho informatizado, automatizado, escritórios virtuais em tempos, de menos deslocamentos e mais interação.”



No trecho acima, fazem-se considerações sobre as tecnologias de comunicação e informação, o desenvolvimento das sociedades e o conhecimento que elas produzem.
Vinculando tais tecnologias ao processo educacional em uma escola pública presente em contextos de marcante desigualdade social, a autora, por meio de citações, procura construir a tese de

A) que a educação pública deve robustecer as suas características de instituição de apoio social, com vistas a minimizar os efeitos das desigualdades.


B) é importante para a escola pública atuar no processo de formação e preparação dos alunos para um novo tipo de mercado de trabalho, conferindo-lhes acesso à tecnologia.


C) em face das flagrantes desigualdades sociais e do deficiente aparelhamento tecnológico disponível, poucas ações restam às entidades educacionais do âmbito público.


D) o computador surgiu e tende a estabelecer-se como veículo do aparelhamento dos segmentos mais favorecidos da sociedade.


E) a dificuldade em operar os computadores acaba funcionando como aspecto consolidador da ascendência cultural de um grupo sobre outro.

Soluções para a tarefa

Respondido por smateus426p7psg7
4

Resposta:

B). é importante para a escola pública atuar no processo de formação e preparação dos alunos para um novo tipo de mercado de trabalho, conferindo-lhes acesso à tecnologia.

Respondido por yunnaxx
0

Resposta:

B) É importante para a escola pública atuar no processo de formação e preparação dos alunos para um novo tipo de mercado de trabalho, conferindo-lhes acesso à tecnologia.  ✅

Explicação:

É esse o “recado” que se pode extrair do texto, que aponta para a necessidade de que a educação pública incorpore as funções de promover a aproximação entre as novas tecnologias e os estudantes das comunidades carentes.

Resposta correta! Espero ter ajudado!⭐

Foca nos estudos

Perguntas interessantes