Filosofia, perguntado por beapeixer, 1 ano atrás

As normas morais e as normas jurídicas são estabelecidas pelos membros da sociedade, e ambas destinam-se a regulamentar as relações sociais. Todavia, há uma diferença fundamental entre elas:

(A)
A punição, no campo das normas jurídicas, está prevista na legislação, ao passo que, no campo da moral, a eventual pena pode variar, visto que depende da consciência moral do sujeito que infringe a norma.

(B)
Enquanto as normas jurídicas se apresentam como imperativas (devendo ser seguidas por todos), as normas morais são de caráter opcional (criadas pela vontade de cada indivíduo).

(C)
As normas morais orientam-se pelos valores culturais próprios de determinada sociedade; já as normas jurídicas são universais, ou seja, não variam em conformidade com o tempo ou a sociedade em que são elaboradas.

(D)
Enquanto as normas jurídicas buscam propor uma convivência melhor entre os indivíduos, as normas morais se propõem apenas a conciliar os indivíduos com sua própria consciência.

(E)
A esfera das normas jurídicas é mais ampla, atingindo diversos aspectos da vida humana; as normas morais, por sua vez, restringem-se a questões específicas nascidas da interferência de condutas sociais.

Soluções para a tarefa

Respondido por mikaelamatos
39
(E) A esfera das normas jurídicas é mais ampla, atingindo diversos aspectos da vida humana; as normas morais, por sua vez, restringem-se a questões específicas nascidas da interferência de condutas sociais.
Perguntas interessantes