As normas ISO - Organização Internacional de Padronização – têm a finalidade de certificar produtos e serviços e sua adesão é sempre voluntária, cabendo à organização tomar tal decisão. Pode-se dizer que essa decisão de aderir às normas seja de cunho estratégico, visando resultados tanto em ganhos de mercado como de imagem corporativa. Uma vez tomada a decisão, o passo seguinte é buscar orientação profissional especializada em consultorias de certificação. Seja a organização de pequeno, médio ou grande porte, o que torna-se imprescindível um olhar cauteloso voltado a seus processos internos, assim como sua atuação no mercado, seja ela nacional ou internacional.
Soluções para a tarefa
Apesar de você ter esquecido de colocar o restante da pergunta, vou deixar algumas considerações que podem te ajudar.
As ISO's são Normas Internacionais de Padrão de Qualidade que contribuem para a elevação da qualidade e do desempenho produtivo das organizações.
Na prática empresarial, podemos verificar que uma ISO colabora para a organização, padronização e normatização dos produtos e serviços vendidos.
Desta forma, a empresa que adota a uma determinada ISO passa a ter melhorarias nos processos internos e, consequentemente, no resultado final do produto ou serviço que é ofertado aos consumidores.
Espero ter contribuído!
Sobre os estudos a respeito das certificações NACIONAIS de sustentabilidade, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta
Resposta: Alternativa 2:
As certificações ISO no Brasil funcionam como um organismo paralelo ao IMETRO, regulamentando os produtos e serviços, sempre com respaldo nas estruturas e processos de produção.
Explicação: a alternativa 1, não esta errada, porém, o enunciado pede as certificações nacionais. Por isso, a alternativa correta é a 2.