As noções de cidadania e justiça social estão correlacionadas às transformações espaciais no campo e nas cidades brasileiras.Considerando a reflexão acima, avalie as afirmações a seguir.I. A expressão "cidades de todos os janeiros no Brasil" surge com a morte trágica, no período das chuvas, de centenas de pessoas ocupantes das chamadas "áreas de risco" (nas regiões Sul e Sudeste); essas áreas foram conformadas, sobretudo, no contexto da migração rural-urbana, após a década de 1940, no cerne da chamada "modernização conservadora do país."Parte das injustiças sociais vigentes no país reflete uma crise instalada, oriunda da relação capital-trabalho, que impacta reciprocamente o campo (nas dimensões produtiva e cultural) e as cidades (no viés morfológico e do cotidiano).III. Nas áreas de expansão agrícola (CO, N e NE), as quais atendem às demandas do agronegócio em termos de comércio e serviços, falar em "cidades do campo" exige o reconhecimento do esfacelamento concomitante das pequenas propriedades e do modo de vida rural tradicional.É correto o que se afirma em@‘ I, apenas. @ II, apenas.O I e III, apenas. O II e III, apenas. O I, II e III.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa correta é a E – as assertivas I, II e III são verdadeiras.
O Brasil é um país onde a desigualdade econômica e social tem sua construção histórica perpetuada pelas elites, desencadeando consequências sérias em todas as áreas, como distribuição urbana, populacional, de renda, entre outros.
Com o êxodo rural do século XX, as cidades ganharam nova configuração, onde as melhores áreas eram ocupadas pelos ricos, a salvo de desastres naturais, enquanto os pobres foram relegados às áreas marginalizadas.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás