As noções de ato e potência, matéria e forma representam
a. ( ) o idealismo de Aristóteles no trato da metafísica.
b. ( ) o realismo de Aristóteles no trato da lógica.
c. ( ) o modo de Aristóteles explicar o quanto a metafísica pode resolver o problema do ser em sua imutabilidade e permanência.
d. ( ) o modo de Aristóteles explicar a lógica do discurso.
e. ( ) o modo de Aristóteles explicar o movimento e as realidades supostamente contraditórias entre o ser e o aparecer, o sensível e o inteligível, o provisório e o permanente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta Selecionada:
e. ( ) o modo de Aristóteles explicar o movimento e as realidades supostamente contraditórias entre o ser e o aparecer, o sensível e o inteligível, o provisório e o permanente.
Explicação:
Confirmado pelo AVA
Resposta:
E) o modo de Aristóteles explicar o movimento e as realidades supostamente contraditórias entre o ser e o aparecer, o sensível e o inteligível, o provisório e o permanente.
Explicação:
O homem é uma síntese do material e do imaterial, um composto do corpo e alma racional. A alma racional é a forma, o ato do corpo numa união íntima. Ela depende do corpo para a experiência e para o conhecimento. Tendo por ponto de partida as coisas sensíveis, tais como existem, é preciso que o intelecto se encontre com o elemento inteligível, a forma, ou seja, a ideia realizada e concretizada na matéria. O inteligível se encontra em potência nas coisas. Para que se torne inteligível em ato, é preciso que intervenha uma faculdade ativa, o intelecto ativo que trabalha sobre os dados previamente adquiridos do conhecimento sensível. Essa atividade realiza-se em dois momentos: no momento da ativação do sentido externo pela sensação e no momento da ativação do sentido interno pela imagem, elaborada a partir da sensação. É dessa imagem que o intelecto ativo extrai a ideia, o núcleo inteligível (GILES, 1979, p. 59).