As neoplasias surgem devido a mutações no DNA, estas mutações podem ocorrer espontaneamente ou ser induzidas por agentes mutagênicos. Nosso organismo possui um sistema de reparo para tentar consertar os erros causados pelas lesões no DNA. No processo de formação de neoplasias podem ocorrer mutações em genes específicos. Dentre estes genes existem um grupo que é inativo em células normais e após mutação se transformam e levam a proliferação celular. Pode haver também mutação em um grupo de genes que é responsável por manter controlado o processo de proliferação, por último pode haver mutação em um grupo de genes que é responsável pela indução da morte das células danificadas. Qual das alternativas apresenta os grupos de genes e o processo de morte celular é:
Soluções para a tarefa
Respondido por
315
c. Proto-oncogenes que se transformam em oncogenes; genes supressores de tumor e apoptose.
chris84:
Brilhante, corretíssima
Respondido por
27
São os proto-oncógenes.
As neoplasias são crescimentos anormais e descontrolados de células naturais do organismos que se tornaram diferente do tecido comum devido a erros genéticos, que podem acontecer a partir de diversos fatores, inclusive do nada.
A diferenciação das células neoplásicas é uma das características usadas na identificação de neoplasias, e quanto mais diferenciada, mais anormal a célula é, e mais maligna ela é.
Por exemplo, a hipercelularidade, presença de cromatina frouxa, células multinucleadas e células com anisocitose, são células bastante diferentes e que indicam tumores altamente malignos.
Perguntas interessantes