Biologia, perguntado por nayara2157, 1 ano atrás

as mutações ocorrem ao caso. explique porque as mutações nem sempre são favoráveis favoráveis ao seris vivo.​

Soluções para a tarefa

Respondido por kaahsilva6548
4

Resposta:

As mutações podem ser definidas como mudanças que ocorrem no material genético (DNA) dos organismos vivos. Essas mudanças constituem uma importante fonte de variabilidade genética, sendo muitas vezes responsáveis pelo surgimento de novas espécies. Material genético são extremamente importantes, pois é o DNA que carrega as informações necessárias para a síntese de proteínas. Vale destacar que as mutações no DNA podem causar desde mudanças físicas até mudanças comportamentais.

As mutações ocorrem de maneira aleatória, ou seja, não surgem como forma de suprir uma necessidade do organismo ou até mesmo para prejudicá-lo de alguma forma. Por ocorrerem ao acaso, as mutações geram diferentes respostas no organismo, afetando de forma positiva, negativa ou não causando nenhuma mudança.

As mutações nem sempre são de interesse evolutivo. Algumas mutações afetam células somáticas, não podendo ser, portanto, transmitidas aos descendentes. As únicas mutações importantes para o processo evolutivo são aquelas que afetam as células reprodutivas, pois estas podem ser transmitidas de geração a geração, causando mudanças significativas ao longo do tempo. Essas mutações são denominadas de germinativas.

As mutações cromossômicas ocorrem na estrutura dos cromossomos ou no número dessas estruturas em uma célula. Esse tipo de mutação geralmente causa alterações em mais de um tipo de gene.

Perguntas interessantes