Artes, perguntado por Viviandejesusribeiro, 10 meses atrás

As músicas africanas e indígenas são imprescindíveis ? ​


saulosouzaleite15: uma dica
saulosouzaleite15: se nao quer escrever tudo isto
saulosouzaleite15: e so resumir o que voce acha mais importante
saulosouzaleite15: porfavor preciso de um voto porfavor
Viviandejesusribeiro: Tá, muito obg

Soluções para a tarefa

Respondido por pedroaugusto1238
2

Resposta:

Alguns componentes do fazer pedagógico são imprescindíveis para a

prática de uma Educação antirracista no cotidiano escolar. Há de se pensar no

papel da escola nesse processo e analisar se esta cumpre, de fato, a sua

função.

Explicação:

No Brasil, há uma multiplicidade cultural formada por várias etnias e

raças. A formação da identidade nacional tem origens africana, europeia e

indígena, o que resulta numa gama de cores e complexidade. Alguns eixos são

fundantes na Educação para as relações étnico-raciais: a construção da

identidade do e da estudante, o currículo escolar, a formação do(a)

professor(a), a formação da gestão e dos(as) profissionais de Educação, a

elaboração do material didático, a avaliação institucional e o projeto político

pedagógico.

Respondido por saulosouzaleite15
2

Resposta:

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A música indígena brasileira é parte do vasto universo cultural e dos povos indígenas que habitaram e sempre habitam o Brasil. Sendo uma das atividades culturais mais importantes na socialização das tribos, a música dos índios brasileiros é uniforme e de grande variedade, tornando impossível um detalhamento extenso no escopo de um único

.

Rituais .

Dança Tupiniquim de protesto em Aracruz, Espírito Santo.

Uma das bases do sistema social indígena são os grandes rituais como o Quarup, o Yawari, o Iamurikumã e os rituais de iniciação. Estes cerimoniais, dos quais muitos são intertribais, funcionam como uma língua franca de comunicação não-verbal entre etnias diversas. Segundo Franchetto e Basso, "as festas costuram a sociedade alto-xinguana, um circuito cerimonial que veicula alianças e metaboliza conflitos, absorvendo ritualmente a alteridade.... Esta visão do ritual intertribal como linguagem franca coloca a música no cerne do sistema xinguano, considerando-se que estes rituais são, por excelência, rituais musicais".[6]

.

Seu instrumental inclui instrumentos de percussão e sopro, os mais empregados,[10] mas classificações próprias dos índios fazem distinções diferentes, com dezenas de categorias para "coisas de fazer música". Os instrumentos podem ser feitos de uma variedade de materiais, como sementes, madeiras, fibras, pedras, objetos cerâmicos, ovos, ossos, chifres e cascos de animais.[11][1]

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Sistema, simbologia e gêneros

Não seguindo o sistema tonal do ocidente, a sua sonoridade apresenta uma enorme sutileza e complexidade especialmente nos timbres e nas alturas, sendo de difícil transcrição para a partitura ocidental. Não existe desenvolvimento de polifonia ou harmonia reais (num sentido ocidental), sendo de uma espécie monódica ou no máximo heterofônica, com alguns exemplos de composição antifonal. Não existe notação, e o acervo de composições antigas é transmitido pela prática continuada entre as gerações.[1]

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