Geografia, perguntado por homerosantos98, 4 meses atrás

As multinacional Tornariam muito poderosas na globalização qual o ponto desse fator ? Explique


Resumido. Pfv rapidoooo

Soluções para a tarefa

Respondido por sailormoonestudando1
0

Resposta:

A globalização produtiva ocorreu com o crescimento e a expansão das multinacionais. Elas estão presentes em todos os países do mundo e atualmente passam por incorporações e fusões, com a ampliação do seu ramo de atuação

O ponto seria, os principais objetivos de uma empresa multinacional quando desloca ou expande o seu processo produtivo para outros países são a busca por matérias-primas com fácil acesso, a obtenção de mão de obra mais barata, a redução do pagamento de impostos, entre outros. O principal mercado de atuação são os países subdesenvolvidos e, principalmente, os emergentes, que apresentam boas condições para investimentos estrangeiros.

Explicação:

A importância da abordagem neste tema se transmite através da compreensão de como o sistema capitalista alterou suas relações comerciais e produtivas entre as fronteiras nacionais. As empresas multinacionais estabeleceram um marco histórico no capitalismo, pois superaram em poder os Estados-nação e deram início a uma nova configuração da economia mundial, em que a dimensão predominante passa a ser a da mobilidade da produção dos bens e serviços, além de contribuírem para amadurecimento da globalização financeira. O estudo se volta para os fatores históricos que proporcionaram estas empresas, até então nacionais, a instalarem bases produtivas em países estrangeiros, se tornando assim empresas multinacionais. As estratégias de expansão utilizadas pelas empresas multinacionais apareceram de forma a favorecer a produção das empresas através do investimento direto externo, por razões como a redução dos custos de produção, baixos níveis salariais dos países receptores e até sob o pretexto de investimento de longo prazo, através da inserção em um potencial mercado regional. São vistas algumas características dos principais países originários das empresas multinacionais, notavelmente a tríade, composta por Estados Unidos, Japão e União Européia. Através das características das grandes empresas nacionais de origem triádica, que viriam a se tornar multinacionais, pode-se observar as razões históricas que favoreceram essa nova dinâmica da produção mundial. Além disso, são estudadas as principais vantagens que as empresas originadas nos países centrais obtém sobre as concorrentes estrangeiras. Posteriormente, a atenção se volta para as empresas multinacionais nos dias atuais, através de alguns gráficos e dados, onde podem ser observadas as tendências crescentes de acumulação das empresas, além das estratégias utilizadas por estas grandes organizações.

Bibliografia:

  • Brasil.elpais
  • exame.com
  • scielo.br
  • unaerp.br
  • teses.usp
Perguntas interessantes