As mulheres também tiveram um importante papel político durante a Revolução Russa de 1917, embora sua participação nem sempre seja devidamente reconhecida.
Na semana passada, após uma série de conspirações, os brancos cometeram um atentado aos nossos camaradas. [...] De um lado, os burgueses atacam os trabalhadores e seu domínio no front por meio das incursões de Mamontov e da ofensiva de Denikin; de outro lado, na retaguarda, por meio de conspirações, assassinatos, levantes e tentativas de afundar a Peter [São Petersburgo] e a Moscou vermelhas.
SCHNEIDER, Graziela (org.). A revolução das mulheres: emancipação feminina na Rússia soviética. São Paulo: Boitempo, 2017, p. 231.
O momento da Revolução Russa retratado no texto de Fiódorovna Armand (1874-1920) é
(A)
a luta contra a Alemanha na Primeira Guerra Mundial.
(B)
a Guerra Civil entre o Exército Branco e o Exército Vermelho.
(C)
a revolução burguesa de fevereiro de 1917, que depôs o czar Nicolau II.
(D)
a revolução bolchevique de outubro de 1917, que implantou o socialismo.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa B, já que o que a autora descreve é uma luta, tanto no campo das disputas militares quanto no campo das disputas políticas, entre os "Brancos" (inimigos dos bolcheviques, o que incluía monarquistas, capitalistas, liberais e separatistas) e os "Vermelhos" (os defensores do socialismo).
No aspecto militar, as lutas foram sangrentas, sendo o Exército Branco melhor equipado e mais experiente (era composto, em grande parte, por ex-oficiais do Império Russo, com apoio internacional) que o dos Vermelhos. As mulheres participaram das disputas como soldados, enfermeiras e agitadoras políticas.
Há, por exemplo, um relato de Trótski (que foi comandante do Exército Vermelho no período) de que era comum que, quando a tropa entrava em crise, que uma mulher soldado fosse a primeira a se levantar, pegar a arma e provocar os seus colegas homens a demonstrarem algum tipo de bravura.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/8721128