As mulheres em situação de violência doméstica não sofrem agressões de forma constante, e nem infligidas ao acaso. A psicóloga americana Lenore Walker, a partir de um estudo em que ouviu 1500 mulheres em situação de violência doméstica, percebeu que tal tipo de violência apresentava um padrão, que denominou "Ciclo de Violência". De acordo com tal modelo, amplamente difundido e aceito por pesquisadores envolvidos com o tema, a violência entre homens e mulheres em suas relações afetivas e íntimas apresenta três fases: a) acumulação da tensão; b) explosão; e c) lua-de-mel.
Durante a fase de acumulação da tensão, dá-se uma escalada gradual da violência, que vai desde agressões verbais, provocações e discussões até incidentes de agressões físicas leves. A tensão vai aumentando até fugir ao controle e dar ensejo a uma agressão física grave, em um ataque de fúria, já caracterizando a fase de explosão.
Após o incidente agudo de violência, inicia-se a fase de lua-de-mel, em que o agressor, arrependido, passa a ter um comportamento extremamente amoroso e gentil, tentando compensar a vítima pela agressão por ele perpetrada. O comportamento calmo e amoroso, contudo, depois de um tempo, dá lugar a novos pequenos incidentes de agressão, reiniciando-se a fase de acumulação de tensão e, consequentemente, um novo ciclo de violência.
Com o passar do tempo, as fases tornam a se repetir mais frequentemente e, mais do que isso, a cada retomada do ciclo, a fase da explosão se torna mais violenta, podendo ter por consequência, caso não seja interrompida, o feminicídio, ou seja, o assassinato da mulher pelo agressor. Outros desfechos trágicos também são possíveis, podendo a mulher em situação de violência vir a cometer suicídio, ou mesmo a assassinar seu agressor.
BRASIL. Panorama da violência contra as mulheres no Brasil: indicadores nacionais e estaduais. Disponível em: Acesso em: 19 mar. 2019.
Acerca do texto, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
a violência doméstica é aquela que ocorre de maneira contínua, assim, casos esporádicos de agressões de um parceiro ou parceira contra a mulher não podem entrar na estatística da violência de gênero.
Alternativa 2:
dentro do conceito de "Ciclo de Violência" formulado por Lenore Walker, a fase acumulação de tensão é aquela em que não ocorrem agressões, sendo um momento de tolerância frente aos erros da mulher.
Alternativa 3:
a compreensão da violência doméstica como um ciclo que tende a sempre se repetir mostra a gravidade deste problema, o qual deve ser combatido antes que este se desdobre de modo mais trágico, com a morte ou da mulher ou do agressor.
Alternativa 4:
como o ato de ferir o outro é, por vezes, uma forma de se extravasar a raiva que se sente, um agressor de mulheres tende a se acalmar após um episódio de agressão.
Alternativa 5:
com a lua-de-mel, tem-se o fim do ciclo da violência doméstica, ao passo que o agressor passa a ter uma conduta mais tranquila com relação a sua parceira, daí o nome desta fase.
Soluções para a tarefa
Respondido por
94
Acredito que pelo contexto do texto e da realidade em que vivemos, a alternativa correta seja a ALTERNATIVA 3.
Respondido por
67
Alternativa 3.
De acordo com o texto, podemos compreender que a violência contra a mulher relata um fato social que é repetido continuamente. Para reforçar isto, a autora usou o termo ciclo, que dá ideia de um conjunto de etapas que sempre se renovam.
Desta forma, podemos compreender que se trata de um grave problema social que tem que ser controlado com uma certa urgência, uma vez que o papel do Estado é zelar pela vida dos seus cidadãos (mulheres e homens).
Cuide-se bem!
Perguntas interessantes
a compreensão da violência doméstica como um ciclo que tende a sempre se repetir mostra a gravidade deste problema, o qual deve ser combatido antes que este se desdobre de modo mais trágico, com a morte ou da mulher ou do agressor.