História, perguntado por dgriffon, 8 meses atrás


As mudanças ocorridas nas práticas agrícolas nos séculos XVIII e XIX na Europa, configurando o que foi chamado por muitos de 1a Revolução Agrícola, estão intimamente ligadas com os fatores que deram origem à Revolução Industrial. Trata-se do aperfeiçoamento e generalização de um sistema de cultura conhecido há muito tempo mas que, por uma série de razões, teve sua difusão bloqueada por séculos.

ROMEIRO, Ademar Ribeiro. Revolução Industrial e mudança tecnológica na agricultura europeia. Revista de História, São Paulo, n 123-124, p. 5-33, ago/jul, 1990/1991.

Disponível em http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18633/20696.

Acesso em 25 fev 2019.



As relações de trabalho entre os séculos XVI e XVIII passaram por profundas transformações, que incluem mudanças no ambiente econômico, político e institucional da Europa Ocidental neste período mencionado.



De acordo com esse contexto, analise as afirmativas que se seguem:



I – No século XVIII, observa-se um aumento expressivo da concentração populacional nos ambientes urbanos da Europa Ocidental, movimento esse associado com o aumento do consumo viabilizado pelo estreitamento das relações comerciais com o resto do mundo.

II – Durante o período moderno, a formação de guildas de comércio estabilizou as relações de produção manufatureira e consolidou o desenvolvimento da indústria nas mãos dos líderes das guildas, sobretudo na Inglaterra.

III – As profissões liberais se desenvolveram no século XVIII, sobretudo na área do Direito, abastecendo o Estado com um aparato burocrático reorganizado no âmbito do Poder Judiciário.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
II, apenas.

c)
III, apenas.

d)
II e III, apenas;

Alternativa assinalada
e)
I e III, apenas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por adrianaw42
10

Letra E

I E II APENAS, corrigido pelo AVA.


Bcadriana17: vc tem as outras resposta da São 4
Respondido por wagnerteixeira
5

Resposta:

Letra e)

Explicação:

II – O estabelecimento de uma guilda conferia privilégio, outorgado pelos governantes, do monopólio sobre a produção de venda de artigos manufaturados. Isso possibilitava a taxação de tais artigos pelos governantes, gerando receita para os estados.

Perguntas interessantes