Sociologia, perguntado por blima5330gmailcom, 1 ano atrás

As mudanças estruturais da sociedade, que ainda operavam mais no plano das ideias que no da realidade em 1848, converteram-se em processo real no quarto de século imediatamente seguinte. O crescimento econômico a industrialização e a urbanização se desencadearam com um ímpeto sem precedentes na história europeia. Multidões de camponeses foram expelidos das terras que ocupavam e nas quais ainda há pouco reinava um regime de vassalagem, seja por não poderem pagar as as rendas aos grandes senhores rurais, seja porque estes passaram a adotar  a seu modo procedimentos capitalistas, preferindo contratar mão-de-obra sazonal e barata a operar com arrendatários ou assalariados permanentes. Este último aspecto, por sinal, foi analisado por Weber em relação à Prússia Oriental quando, no seu Discurso Inaugural de 1895, apontava os riscos para a integridade nacional alemã representados pela contratação em massa de trabalhadores poloneses para tarefas específicas, em detrimento dos camponeses alemães (COHN, Gabriel. Crítica e Resignação. Max Weber e a teoria social. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003, p.17).
 
 
No excerto citado, o sociólogo Gabriel Cohn situa as transformações do processo de dissolução do reino da Prússia e da Unificação tardia da Alemanha sob o signo de uma nação no contexto da obra de Max Weber. Assinale as opções verdadeiras a respeito das seguintes informações:
 
I. Max Weber participou da constituição da República Weimar, simbolicamente marcada pelo caráter moderno de administração pública e organização social que buscava implementar na Alemanha.
 
II. A recepção da obra de Max Weber no Brasil ocorre no contexto da industrialização, da formação de grandes centros urbanos, fundação das Universidades e valorização das ciências. Este período tornou-se importante por aportar os debates sobre o caráter e as condições dos sentidos da modernização projetada para o país.
 
III. A obra de Weber permitiu que a individualidade fosse percebida como um registro a ser sociologicamente considerado como objeto na sociologia moderna do século XX, e que teve efeito nos estudos sobre o comportamento individual e sociedade de massas.
 
IV. A respeito da influência de sua obra, a perspectiva weberiana sobre a eficácia da ação racional na administração pública abriu as portas para diversos estudos sobre os sentidos da racionalidade como registro da modernidade na Europa do século XX.
 
V. É consenso que Max Weber estabeleceu as bases para a superação do positivismo e do materialismo histórico, tornando obsoletas as obras de Émile Durkheim e Karl Marx.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:

a)

Todos os itens.

b)

II, III e IV, apenas.

c)

I, II e V, apenas.

d)

I, II, III e IV, apenas.

e)

I, II, IV e V, apenas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por joinha111
1

Resposta:

B. II, III E IV

Explicação:

Eu marquei esta sequência , visto que Max Weber não participou da constituição da República de Weimar simbolicamente e sim ativamente.

Também Weber não tornou obsoletas as obras Émilie Durheim e Karl Marx. Assim invalida as outras opções.

Se alguém tiver algo a acrescentar. Agradeço.

Respondido por Matheusieti
1

Apenas II, III e IV estão corretas.

Weber buscou refletir sobre o papel do estado que se define como a estrutura ou o agrupamento político que reivindica com êxito o monopólio físico social legítimo.

Partindo deste ponto, é possível notar que o sociólogo, define o estado como principal pilar de atuação para a racionalização do direito, ou seja, a especialização do poder legislativo e judiciário, está voltado para uma política que tem o objetivo de manter e dar respaldo a segurança dos indivíduos.

Perguntas interessantes