Ed. Física, perguntado por sidneidoacordeon, 1 ano atrás

As mudanças econômicas e políticas que foram se processando na estrutura feudal da sociedade europeia e o surgimento de uma nova forma de organização social, ao mesmo tempo, estimularam e foram estimuladas por uma nova concepção relativa à humanidade dos homens e das mulheres. Essa nova concepção reposicionou a percepção humana sobre si mesma em muitos aspectos, a partir dos séculos XV e XVI, consolidando-se no XVII e XVIII (HEROLD JUNIOR, 2016).

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
13

As alternativas são:

Alternativa 1:

A postura cristã de pensar mais e mais aprofundadamente sobre todos os aspectos da vida.

Alternativa 2:

A nova concepção se consolidou quando a igreja passou a olhar o corpo não mais como fonte de pecado.

Alternativa 3:

A grande atenção às capacidades humanas de pensar e entender a si mesmo e o mundo a sua volta.

Alternativa 4:

A nova concepção foi se estrururando com base nos estudos bíblicos, que eram socializados com os fiéis da Igreja Católica.

Alternativa 5:

A sociedade mostrou-se resistente a capacidade de pensar e entender a si mesmo. Pois a Igreja católica deteve todo o conhecimento até meados do século XX.

É correta a alternativa 3.

O texto ilustra a mudança de um modelo cultural teocêntrico, que marcou a Idade Média, para um modelo cultural antropocêntrico, que foi a principal característica da modernidade.

O antropocentrismo passava a considerar que os problemas e necessidades humanos deveriam ter prioridade sobre tudo o mais, de modo que era injustificável, por exemplo, morrer ou matar em nome da religião ou que um homem detivesse poder absoluto sobre todos os demais, dando início a uma nova era humana.

Perguntas interessantes