As moléculas são constituídas por átomos unidos através de ligações que podem ser covalentes e iônicas. A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo assim, para obtermos a massa molecular devemos somar as massas de todos os átomos contidos na fórmula das substâncias. Qual das alternativas abaixo apresenta a substância de maior massa molecular? (5 Pontos) a) sulfeto de chumbo II b) cloreto de sódio c) ácido nítrico d) sulfato de prata e) óxido de alumínio
Soluções para a tarefa
Alternativa D: o Sulfato de Prata é a substância que apresenta a maior massa molecular, dentre as opções apresentadas na questão.
Para verificar isso, precisamos saber quais são as fórmulas químicas de cada uma das substâncias, para verificar quais os átomos e suas quantidades, presentes nas moléculas, somar as massas deles e multiplicar pelas quantidades, para então obter as massas moleculares e verificar qual é a maior.
Temos que o Sulfeto de Chumbo apresenta a fórmula química PbS. De acordo com a tabela periódica, o Pb tem massa igual a 207 e o S tem a massa igual a 32, portanto 207 + 32= 239 g/mol.
O Cloreto de Sódio é representado por NaCl, onde Na vale 23 e o Cl vale 35, portanto NaCl = 58 g/mol.
O Ácido Nítrico, tem como fórmula química HN, em que H=1, N= 14 e 3O= 3 x 16= 48, portanto, temos que sua massa molecular é 63 g/mol.
O Sulfato de Prata apresenta fórmula AS, em que 2 Ag = 2 x 108= 216, S= 32 e 4 O= 4 x 16= 64, logo, sua massa molar é de 312 g/mol.
Já o Óxido de Alumínio, é representado por A, onde 2 Al= 2 x 27= 54 e 3 O= 3 x 16= 48, portanto sua MM= 102 g/mol.
Portanto, verificamos que a massa molar (MM) do Sulfato de Prata é a maior.