Biologia, perguntado por thalytaromao29, 6 meses atrás

As moléculas no DNA de um organismo não são estáticas. As bases nitrogenadas de seus nucleotídeos estão expostas a agentes que provocam modificações em sua estrutura ou composição química. Todo organismo que exibe uma forma diferente de seus ascendentes, resultado da presença de uma mutação, é denominado mutante.

Utilizado em um sentido amplo, o termo “mutação” se refere a qualquer modificação súbita e hereditária no conjunto gênico de um organismo, não explicável pela recombinação da variabilidade genética preexistente. Essas alterações incluem mudanças no número de cromossomos (euploidia e aneuploidia), na estrutura cromossômica (aberrações cromossômicas) e alterações nos genes individuais.

ZAHA, A.; FERREIRA, H. B.; PASSAGLIA, L. M. P. Biologia molecular básica. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Na figura a seguir temos representada uma mutação por substituição, bem como seu reparo.

Fonte: ZAHA, FERREIRA e PASSAGLIA, 2014, p. 146.

Assim, a respeito do assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. A mudança da base pode interferir no códon e acarretar na incorporação de um aminoácido diferente na cadeia polipeptídica nascente, sem nunca acarretar consequências deletérias às células.
II. Se a mutação ocorrer com determinada troca de base no DNA e a codificação dos aminoácidos não for continuada, entende-se que o códon possa ter se tornado “finalizador”.
III. A incorporação errônea de uma base em um primeiro ciclo de replicação pode se tornar uma mutação permanente, caso o erro não seja corrigido antes de um novo ciclo de replicação.
IV. A troca de uma base pode gerar algumas consequências para o processo de síntese de proteínas, com um aminoácido diferente inserido na cadeia polipeptídica resultante.

Soluções para a tarefa

Respondido por giowana41
60

Resposta:

II, III e IV apenas

Explicação:

Respondido por ariellebarboza2408
11

Resposta:

II, III e IV

Perguntas interessantes