As mitocôndrias sao referidas como "casas de força" da célula, apresentando duas membranas,cada qual similar em estrutura á membrana plasmática. A membrana mitocondrial externa é liza,mas a membrana interna é arrajafa em uma série de dobras chamadas de cristas.como as cristas de uma mtocôndria contribuem para sua funçao de produção de energia?
Soluções para a tarefa
As cristas servem para aumentar a superfície de contato e assim disponibilizar mais espaço para que as reações aconteçam.
ESPERO TER AJUDADO!!!
As cristas mitocondriais aumentam a superfície de contato da membrana interna com subprodutos que vêm da fase anterior da respiração celular (o ciclo de Krebs). Durante a fase inicial (glicólise), a glicose é decomposta em moléculas de piruvato (fase que ocorre no citoplasma) e essas moléculas penetram na matriz mitocondrial onde passam por um ciclo de reações. Então os subprodutos desse ciclo de reações começam a sofrer redução, isto é, perda de íons H⁺. Esses íons vão então se combinando com várias moléculas aceptoras intermediárias (identificadas pelas siglas NAD e FAD) até que, por fim, se "encontram" com os átomos de oxigênio (provenientes do O₂ "respirado") e formam moléculas de água. Se esse "encontro" acontecesse de imediato, sem passar por compostos intermediários, haveria grande desprendimento de energia (na forma de calor, impossível de ser utilizada pelas células). Por isso, a reação em cadeia dos íons H⁺ com diversos aceptores, até chegar ao oxigênio (aceptor final) vai liberando energia em pequenos "pacotes", o suficiente para formar diversas moléculas de ATP (adenosina tri-fosfato) - as quais são armazenadas pelas células. Resumindo, é a membrana interna das mitocôndrias em forma de "dobras" (cristas mitocondriais) que permite essa reação por etapas com os íons H⁺ (fase de cadeia respiratória) e impede grandes perdas energéticas.
Espero ter ajudado.