As metodologias de análise de lipídeos podem envolver a extração da gordura por três métodos distintos: extração com solvente a quente; extração com mistura de solvente a frio (Métodos de Bligh-Dyer) e extração da gordura ligada a outros compostos, por hidrólise ácida e alcalina. Sobre as etapas do método de extração com solvente a quente, ordene os itens a seguir:
I- Eliminação do solvente por evaporação.
II- Extração da gordura da amostra com solvente.
III- A gordura extraída é quantificada por pesagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das etapas do método de extração com solvente a quente:a) III - I - II.b) I - III - II.c) III - II - I.d) II - I - III.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra D
Explicação: O primeiro passo indicado, e mais correto a ser realizado, seria a Extração da gordura dessa amostra utilizando algum solvente específico. Após isso, o que se obtém é uma fração lipídica misturada com o solvente que foi utilizado, para se ter somente a parte lipídica deve-se evaporar o solvente. Assim, na última etapa já se tem a fração lipídica extraída para ser quantificada.
Em relação as etapas do método de extração com solvente a quente, a sequência correta é: II - I - III.
Letra D
Método de extração com solvente a quente
A extração com solvente a quente envolve três etapas: Extração da gordura, eliminação do solvente e pesagem da gordura que foi extraída.
Quando o alimento é sujeito a secagem anteriormente à análise, a extração por solvente torna-se mais eficiente. É preciso estar atento a monitorização da temperatura e tempo que o material será exposto no solvente. Éter etílico e éter de petróleo são os solventes mais usados.
Existem diversas metodologias disponíveis para quantificar o teor de lipídios nos alimentos, então é necessário ter uma padronização para que se tenha um resultado mais fidedigno.
Saiba mais sobre outros métodos de extração em: brainly.com.br/tarefa/13493634
#SPJ2