As metodologias consagradas para implementação de planejamento estratégico no âmbito das organizações públicas e privadas contemplam, como etapa relevante, o denominado diagnóstico institucional, muitas vezes utilizando como ferramenta a Matriz Swot, que procura identificar
a)
os projetos estratégicos da organização e as competências existentes para realizá-los, encadeados em uma representação gráfica na forma de fluxograma.
b)
os processos de trabalho necessários para a consecução dos resultados almejados em função dos valores institucionais identificados no mapeamento correspondente.
c)
a visão de futuro da organização, correspondente à sua essência e razão de ser, e que faz parte do quadro de indicadores estabelecido nesta etapa.
d)
as ações de longo prazo, correspondentes à missão da organização, e as de curto prazo, representativas dos cenários identificados.
e)
internamente, as forças e fraquezas da organização e, externamente, os desafios e oportunidades existentes no cenário em que se insere.
Soluções para a tarefa
Opah!
No campo da Administração, a Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), é uma ferramenta usada para fazer disgnósticos de mercado e que possui os seguintes objetos de estudo:
Forças - estão presentes no ambiente interno. Pode ser representada pela marca de uma companhia;
Oportunidades - fazem parte do ambiente externo. O que pode ser bom para a organização, como tendências ou novos comportamentos dos consumidores;
Fraquezas - também estão presentes no ambiente interno. Pode ser representada pela falta de qualidade da mão-de-obra;
Ameaças - também fazem parte do ambiente externo. São os concorrentes, o governo (legislação).
Sendo assim, a alternativa correta é:
"e) internamente, as forças e fraquezas da organização e, externamente, os desafios e oportunidades existentes no cenário em que se insere".
Espero ter contribuído.