as medidas de tendência central como média, moda e mediana são utilizadas para representar um conjunto de dados por um único valor, ou seja, são valores numéricos que localizam de certa forma, o centro de um conjunto de dados.? responde rapidoooo :)
Soluções para a tarefa
Vamos lá.
Veja, Camilly, que a resolução parece simples. Vamos tentar fazer tudo passo a passo para um melhor entendimento.
i) É perguntado se as medidas de tendência central como média, moda e mediana, que são utilizadas para representar um conjunto de dados por um único valor, poderiam ser considerados valores numéricos que localizam, de certa forma, o centro de um conjunto de dados.
Resposta: sim. Por isso mesmo é que elas são chamadas de "medidas de tendência central" de um conjunto ordenado de dados.
ii) Bem, a resposta já está dada. Mas apenas por mera curiosidade, vamos dar um conjunto ordenado de números (ou seja, já colocados todos em ordem crescente) e vamos informar qual é a média, qual é a moda e qual é a mediana. Digamos que tenhamos o seguinte conjunto ordenado:
(1; 3; 7; 8; 8; 8; 8; 9; 10; 11; 12; 13; 15; 18; 20; 21; 21)
ii.1) Note que aí em cima temos um conjunto ordenado de 17 observações de ocorrências de um certo fenômeno. Se você somar todas as ocorrências e depois dividir pelo seu número (que são 17) vai encontrar a média. Assim, teremos (chamando a média de Me):
Me = (1+3+7+8+8+8+8+9+10+11+12+13+15+18+20+21+21)/17 --- desenvolvendo, temos:
Me = (168)/17
Me = 9,89 <---- Esta é a média de ocorrências do fenômeno do nosso exemplo.
ii.2) Por sua vez, a moda (que chamaremos de "md") é aquela observação que mais se repetiu em todo o conjunto ordenado. Vendo qual foi o número que mais se repetiu, vemos que foi o número "8". Logo a moda (md) será:
md = 8 <--- Esta é a moda de ocorrências do fenênomo do nosso exemplo.
ii.3) Por último, a mediana (que chamaremos de "mdn" é aquela observação que está bem no centro das observações no conjunto ordenado dado. Note que o número que está exatamente no centro é o número "10". Note que antes do "10" há 8 observações; e após o "10" também há 8 observações, o que nos garante que o número "10" é o número que está exatamente no meio da sequência. Logo, a mediana será:
mdn = 10 <--- Esta é a mediana das observações do fenômono do nosso exemplo.
Observação importante: note que foi bem fácil encontrar a mediana porque temos, no nosso exemplo, uma sequência ímpar de elementos, pois só vamos ter um único número bem no meio da sequência. Se se tratasse de uma sequência par de elementos, então não iríamos ter exatamente um número que ficasse bem no meio da sequência. Nesse caso (se a sequência fosse par), você tomaria os dois números que estivessem bem no meio da sequência, somava-os e dividiria o resultado por "2" para encontrar a mediana.
É isso aí.
Deu pra entender bem?
OK?
Adjemir.
Resposta: resultado da divisão entre a adição dos valores de um conjunto pela quantidade de valores adicionados
Explicação passo a passo: