Biologia, perguntado por kanandahelena1233, 1 ano atrás

Às margens do rio Nilo, na África, os ecólogos perceberam a existência de um singular exemplo de protocooperação entre os perigosos crocodilos e o sublime pássaro-palito. Durante a sesta, os gigantescos crocodilos abrem sua boca permitindo que um pequeno pássaro (o pássaro-palito) fique recolhendo restos alimentares e pequenos vermes dentre suas poderosas e fortes presas. A relação era tipicamente considerada como um exemplo de comensalismo. Entretanto, depois passou a ser caracterizada a protocooperação.

A relação ecológica descrita no texto, ao ser mais observada pelos ecólogos, passou a ser considerada como protocooperação porque se notou que

a) ambas as espécies se beneficiam, mas a associação é facultativa.
b) apenas o pássaro-palito é beneficiado, mas sem prejudicar o crocodilo.
c) o pássaro-palito vive do crocodilo, causando-lhe prejuízo, mas sem matá-lo.
d) as duas espécies dependem uma da outra e não conseguem viver separadas.
e) os pequenos vermes nas presas do crocodilo e o pássaro-palito disputam o mesmo recurso.

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
26

 A alternativa correta é letra A.

  Olá! Podemos afirmar que se trata de uma relação de protocooperação pois ambos os animais se beneficiam dessa associação mas não é uma associação necessária para a sobrevivência deles, ou seja, eles também sobreviveriam caso não existisse esse benefício mútuo.

  Os pásaros se beneficiam pois recebem alimentação de uma forma mais facilitada, sem ter que se esforçar muito. Por outro lado, os crocodilos também se beneficiam pois têm seus dentes limpos pelos pássaros, evitando infecções e adversidades do tipo.

Respondido por Djenifer223
2

Resposta:

alternativa A

Explicação:

Perguntas interessantes