ENEM, perguntado por oliveiraaline8402, 3 meses atrás

As manifestações públicas começaram a se tornar comuns e críticas ao imperador cresciam. Um atentado contra o carro do imperador, em julho de 1889, motivou o Império a proibir manifestações públicas em defesa da república, mas o Brasil estava em um caminho sem volta, pois o grupo de insatisfeitos era muito grande. Em novembro de 1889, a conspiração estava em curso e contava com nomes como Aristides Lobo, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Sólon Ribeiro, entre outros. O que faltava para os conspiradores era a adesão do marechal Deodoro da Fonseca, um militar influente e primeiro presidente do Clube Militar. [. ] De acordo com esse texto, uma das causas da Proclamação da República brasileira foi a ampliação da influência religiosa. Desconfiança no exército nacional. Inserção social dos negros libertos. Instabilidade da estrutura política

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
1

Uma das grandes dificuldades que ocorria no Império, tendo sido uma das causas da Primeira República, teria sido à instabilidade na estrutura política, no sentido de que os próprios militares já orquestravam um golpe militar (Alternativa D).

Causas da Proclamação da República

A Proclamação da República foi um processo bastante complexo, mas que já vinha sido programado, principalmente pela classe militar, que se via insatisfeita dentro do contexto político.

Além disso, eram apoiados pelas elites agrárias, que perdiam poder político cada vez mais, aumentando sua insatisfação, somados aos impostos abusivos na sociedade.

Mais sobre Proclamação da República: brainly.com.br/tarefa/32299455

Anexos:
Perguntas interessantes