História, perguntado por pedrovedoato, 1 ano atrás

As manifestações operárias e a grande greve geral, em 1917, ocorreram devido

A
ao comando operário centrado no PCB (Partido Comunista do Brasil), pois os trabalhadores pretendiam implantar uma revolução comunista a partir de São Paulo.

B
à inexperiência das lideranças anarquistas operárias, que fracassaram porque não souberam conduzir os protestos e as paralisações.

C
à inexistência de uma legislação trabalhista à época, às péssimas condições de trabalho e ao desinteresse dos governos oligárquicos com a questão social.

D
à entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial (1914-18) e ao recrutamento obrigatório dos operários que seriam enviados aos campos de batalhas na Europa.

E
ao aumento do preço das passagens dos bondes elétricos, transporte urbano popular em São Paulo, o que provocou protestos e greves dos operários.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
4

A alternativa correta é a C.

Durante a República, em suas primeiras décadas de existência, o governo era controlado por oligarquias oriundas da elite, que punham seus interesses em primeiro lugar. Essa oligarquia era ruralista e não estava interessada em industrialização ou direitos trabalhistas.

Portanto, uma das reivindicações era do investimento estatal em industrialização, além dos direitos trabalhistas, que eram negados pelos governantes.

Perguntas interessantes