As manchetes se referem ao processo de candidatura do Brasil na OCDE. Com base no que você já sabe sobre as organizações mundiais citadas, e a partir de pesquisas em revistas e jornais físicos e/ou digitais), elabore uma sintese de como foi esse processo até o momento. Descreva os eventos citados nas manchetes e procure explicar como a OMC e o apoio dos Estados Unidos da América (EUA) impactam a candidatura brasileira. Explique também o que significaria para o Brasil fazer parte da OCDE, considerando possiveis impactos econômicos, sociais e legais para o país
para hj so tenho esse 95 pontos pls gastei todos os pontos!
Soluções para a tarefa
Resposta:O Brasil iniciou sua parceria com a OCDE na década de 90, quando ingressou no Comitê de Aço, passando a participar das reuniões no ano de 1996. Em 2012, o país recebeu o convite para participar do Programa de Engajamento Ampliado, fortalecendo ainda mais a relação que se estabelecia entre a OCDE e o Brasil.
No ano de 2015, ambos assinaram um acordo de cooperação, permitindo o aprofundamento da relação bilateral que se estabeleceu, o que fortaleceu ainda mais a participação do Brasil na organização.
Atualmente, o Brasil tem representatividade em 17 órgãos e participa de dois projetos promovidos pela OCDE. Essa participação efetiva na organização fez com que o país, em 2017, apresentasse seu pedido de adesão, durante a Reunião Ministerial do Conselho.
Tornar-se um membro efetivo é uma das prioridades do governo, que acredita que, ao adentrar na organização, o país ganhará mais credibilidade e fortalecerá suas relações com outras grandes economias. O Brasil também aderiu a 37 instrumentos jurídicos da OCDE, assim como solicitou a adesão a 76 instrumentos da organização.
O que o Brasil perde e ganha se entrar na OCDE, o ‘clube dos países ricos’
Nesta semana, os EUA anunciaram que vão priorizar o pleito brasileiro de entrada no chamado na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico
Depois de o Brasil fazer uma série de concessões importantes aos Estados Unidos ao longo de 2019, o governo Donald Trump anunciou que vai priorizar o pleito brasileiro de ingresso na OCDE, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico.
O Brasil é um dos seis candidatos a iniciar o processo de entrada nesse organismo internacional, mas os EUA vinham defendendo que Argentina e Romênia entrassem primeiro. Agora, parecem ter mudado de ideia e substituído o pleito argentino pelo brasileiro.
"Os EUA querem que o Brasil se torne o próximo país a iniciar o processo de adesão à OCDE. O governo brasileiro está trabalhando para alinhar as suas políticas econômicas aos padrões da OCDE enquanto prioriza a adesão à organização para reforçar as suas reformas políticas", disse, em nota, o Departamento de Estado dos EUA.
O governo Bolsonaro estaria, finalmente, colhendo um retorno da série de concessões e acenos que fez a Trump.
Explicação: Peço desculpa se a resposta ficou grande foi o que eu ache espero que ajude
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico é uma organização econômica de caráter intergovernamental que tem como principal objetivo, assegurar e estimular o progresso econômico e social das nações-membro. Portanto, fazer parte dessa organização permitira ao Brasil vivenciar a recepção de investimentos que serão direcionados aos setores da educação, à economia e ao meio ambiente.
A OCDE
Os impactos associados à participação desse bloco são:
- Melhorias nos âmbitos científicos;
- Maiores ganhos econômicos;
- Maiores trocas e relações comerciais.
Saiba mais sobre a OCDE em: https://brainly.com.br/tarefa/42147894
#SPJ2