Psicologia, perguntado por nunestheloisa, 5 meses atrás

As mais diversas políticas sociais constituem-se o campo de atuação do assistente social, devendo ser compreendidas como “[...] processo e resultado de relações complexas e contraditórias que se estabelecem entre Estado e sociedade civil, no âmbito dos conflitos das lutas de classes que envolvem o processo de produção e reprodução do capitalismo” (BEHRING; BOSCHETTI, 2011, p. 36). Faz-se mister, contudo, relacionar o surgimento das políticas sociais com as expressões da questão social, que deve ser concebida como “[...] a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e da repressão” (IAMAMOTO; CARVALHO, 1983, p. 77). Dessa forma, o profissional deve realizar a sua intervenção considerando as relações macroestruturais e a singularidade dos sujeitos a partir das demandas apresentadas em seu cotidiano profissional.

Imagine que você trabalha como um profissional da area do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) de um grande centro urbano brasileiro. Muitos desses imigrantes atendidos são encaminhados para as diversas políticas sociais (saúde, educação, assistência social, etc.) de acordo com as demandas apresentadas. Em determinada reunião da rede socioassistencial, os profissionais dessas políticas sociais relatam as dificuldades em relação ao atendimento dos imigrantes encaminhados.

Para que a sua ação profissional se materialize de forma articulada, você deverá mobilizar a sua capacidade analítica de maneira crítica. Escreva, na sua resposta, a sua leitura acerca da realidade apresentada e, em seguida, como será realizada a sua intervenção.

Soluções para a tarefa

Respondido por gisaaoliveira83
0

Padrão de resposta esperado

A migração deve ser compreendida a partir da análise crítica que engloba diversos fatores macroestruturais relacionados a questões econômicas, sociais, ambientais, culturais, entre outras. Portanto, é preciso mobilizar a capacidade analítico-interventiva, própria do serviço social, para encaminhar a demanda de maneira correta. Assim, considerando a demanda explicitada, é possível propor/realizar oficinas de capacitação com os técnicos das demais políticas sociais, tendo como objetivo principal orientar no sentido da sensibilização e da capacitação desses profissionais de modo que possam ofertar/realizar atendimento qualificado a esse público. O horizonte dessa ação se dará no sentido de garantir o atendimento humanizado e os direitos fundamentais dos imigrantes. O acesso desse público aos serviços é de extrema importância, pois, a partir da abordagem das equipes, muitos casos de xenofobia serão evitados, o que tornará a acolhida a esses usuários mais satisfatória.

Perguntas interessantes