Geografia, perguntado por cowtezin, 5 meses atrás

as maiores usinas hidrelétricas do mundo em 2017​

Soluções para a tarefa

Respondido por kainazbgblockmango
0

Resposta:

5 maiores hidrelétricas do mundo

1. Três Gargantas, China (22.500 MW) A foto que ilustra esse post é da maior hidrelétrica do mundo e fica na província de Hubei, na China...

2. Itaipu, Brasil e Paraguai (14.000 MW) (Foto: Caio Coronel) ...

3. Xiluodu, China (13.860 MW) ...

4. Belo Monte, Brasil (11.233 MW) ...

5.Guri, Venezuela (10.200 MW)

Explicação:

espero ter ajudado você. Bons estudos

Respondido por keyllavic20
0
10º Usina La Grande 2 – Canadá


A Usina La Grande 2 foi construída na região de Quebec, no Canadá, em 1992, em um projeto denominado “James Bay”, que envolveu a construção de uma série de barragens ao longo do rio La Grande. Caso o projeto original seja continuado e todas as barragens construídas ao longo do rio La Grande sejam concluídas, incluindo o projeto “James Bay II”, a usina de La Grande 2 produziria um total de 27.000MW e se tornaria a maior do mundo.

9º Churchill Falls – Canadá

Foi construída no início dos anos 1970 e é a maior do Canadá. Está localizada na barragem do Rio Churchill Falls, na região de Terra Nova e Labrador. Trata-se da maior hidrelétrica subterrânea do mundo.

8º Krasnoyarsk – Rússia

A Rússia, sendo o país com o maior potencial hidrelétrico do planeta, não poderia estar de fora lista. A Usina de Krasnoyarsk é a segunda maior do país. Chama a atenção o tempo de espera para a conclusão dessa usina: suas obras se iniciaram em 1956 e foram concluídas em 1972. Sua utilização principal é abastecer as centrais produtoras de alumínio.

7º Sayano-Shushenskaya – Rússia


Sayano-Shushenskaya é a maior usina hidrelétrica da Rússia. Sua construção aconteceu entre 1963 e 1985, na região do Yenisei, a sudeste da Região da Cacássia. Em termos de rendimento, é umas das principais usinas do mundo, pois apenas com 10 turbinas produz 6.400MW.
Sayano-Shushenskaya é a maior hidrelétrica da Rússia

6º Grand Coulee – Estados Unidos

A Usina Hidrelétrica de Grand Coulee é uma das usinas hidrelétricas mais famosas do mundo, em razão do seu tamanho e envergadura: sua barragem possui 1,6km de largura e o dobro da altura das Cataratas do Niágara. Quando concluída a sua construção, em 1974, liderou o ranking das maiores hidrelétricas do planeta.

5º Tucuruí I e II – Brasil

Localizada ao longo do Rio Tocantins, na cidade de Tucuruí, ao sul de Belém do Pará, a Hidrelétrica de Tucuruí é maior usina 100% brasileira (pelo menos até a conclusão da usina de Belo Monte) e apresenta o segundo maior vertedouro do mundo. A sua construção se deu entre os anos de 1974

Em 2008, a usina de Tucuruí passou por reformas que dobraram a sua capacidade, alcançando os 8.370 MW atuais. Apesar disso, a Usina pode passar por uma nova ampliação na produção de energia, com a construção de uma terceira casa de força. Caso isso ocorra, a produção poderá ultrapassar os 10.500MW, pulando para a quarta posição deste ranking.

4º Guri – Venezuela

A Hidrelétrica de Guri, também denominada por Central Hidrelétrica Simón Bolívar, está localizada no Rio Caroni e sua construção foi concluída em 1986. Essa usina garante o abastecimento de toda a Venezuela e ainda exporta parte de sua energia para o Brasil, mais especificamente o Estado de Roraima.

3º Belo Monte – Brasil

A Usina de Belo Monte é a única da lista que ainda se encontra em fase de construção. Com a sua conclusão, ela se tornará a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a segunda maior da América Latina. Foi projetada para ter uma potência instalada de 11.233MW, mas deve operar apenas com 4.500MW, em razão do reservatório reduzido de que irá dispor. A previsão de sua conclusão é para o ano de 2015, com um custo estimado em R$26 bilhões de reais.

A usina de Belo Monte vem chamando atenção também pelas polêmicas em torno de sua construção e pelos seguidos protestos de grupos, militantes e organizações ambientalistas que lutam pela paralização de suas obras. Entre as principais críticas estão argumentações de que a área da barragem no leito do Rio Xingu, que desalojará índios e populações ribeirinhas. Além disso, existe uma preocupação com relação aos impactos ambientais que serão causados.

2º Usina de Itaipu – Brasil

Até 2012, essa era a maior usina hidrelétrica do mundo. A sua mais notória característica é o fato de ser uma hidrelétrica binacional, sendo utilizada por Paraguai e Brasil, uma vez que se encontra na fronteira entre esses dois países, no Rio Paraná. Suas obras foram iniciadas em 1975 e concluídas em 1982, sua construção contou com uma cooperação mútua entre os dois países.

Conforme acordado entre as duas partes, cada país utilizaria metade do total produzido pela hidrelétrica. Dessa forma, como o Paraguai não utiliza totalmente a sua metade, vende o restante para o Brasil. A Usina Hidrelétrica de Itaipu é responsável por abastecer 19% da produção de energia brasileira.

1º Usina de Três Gargantas – China

A Usina de Três Gargantas, localizada no Rio Yang Tsé, além de ser a maior hidrelétrica do planeta, exerce outras duas importantes funções: primeiramente, ela ajuda no controle de enchentes causadas pela dinâmica fluvial da região e, em segundo lugar, colabora para a facilitação do transporte hidroviário ao longo do Yang Tsé. O início de suas obras ocorreu em 1993 e sua conclusão aconteceu em 2012, com um custo estimado em US$25 bilhões.
Perguntas interessantes