As lutas de libertação na África e na Ásia estão inseridas no processo de construção de uma Nova Ordem Mundial. Esse período foi marcado
A
pela busca dos países recém-independentes por autonomia, o terceiro mundismo e a condenação do racismo.
B
pela garantia de pacificação das regiões da África e da Ásia logo após a independência, já que essas regiões não eram áreas de disputa na Guerra Fria.
C
por condenações públicas da ONU, que considerou as lutas pela independência da África e da Ásia graves entraves à construção da nova ordem global.
D
por conquistas que permitiram que os países recém-formados se tornassem potências globais durante a Guerra Fria.
E
por intensas lutas que possibilitaram as independências dessas regiões e a garantia de liberdade por optarem pela neutralidade durante a Guerra Fria.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra c
Explicação:
pelo o meu conhecimento esse processo n se passou passou pela guerra fria e sim pela primeira guerra mundial!!
Não apenas os movimentos internos de libertação nas áreas coloniais reclamavam sua independência, como a existência de colônias era considerada incompatível com os princípios defendidos pelas mesmas potências coloniais na esfera internacional, como na Declaração de Direitos Humanos, promulgada pela ONU em 1948
É correta a alternativa A, tendo países recém-independentes como a Índia, as Filipinas, o Marrocos, o Paquistão e a Nigéria buscado se aproximar politicamente e economicamente para garantir o seu "espaço" em um cenário global cada vez mais polarizado (o da Guerra Fria).
O "Terceiro Mundismo" se organizou a partir da Conferência de Bandung e contou com a participação de mais de cinquenta países recém-independentes que se declararam neutros na Guerra Fria. A ideia era que, com esta neutralidade, se afastassem do lado mais violento destas disputas e pudessem focar em desenvolver as suas economias.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/3852207