as ligações químicas das substâncias PC13 , KC1 , I2 são respectivamente ??
Soluções para a tarefa
Olá, antes de mais nada, acredito que a substância PC13, na verdade seja PCl₃, corresponde a molécula de tricloreto de fósforo.
Vamos à partir do início:
As ligações químicas que possuem uma força intramolecular, ou seja, ''dentro'' das moléculas, entre os núcleos, acontecem quando pelo menos um elétron que orbita ao redor de um núcleo interage com um elétron em torno de outro núcleo alcançando estabilidade.
Temos então três tipos de ligações
Iônicas: as quais possuem seu fundamento em cargas elétricas, e acontecem entre metais e ametais, pois há uma diferença de carga de ânions e cátions, ou seja, um átomo tem maior propensão de receber elétrons e o outro átomo maior propensão de ''doar'' elétrons, pode-se concluir então que é um tipo de interação predominantemente eletrostática. A tabela periódica divide-se em famílias e grupos, apenas analisando a tabela, pode-se observar que o K (potássio) pertence à família dos metais alcalinos, enquanto o Cl (cloro) é um halogênio e portanto ametal, ou seja, por exemplo, o KCl (cloreto de potássio) é formado por ligação iônica.
Temos também ligações covalentes. Os compostos formados por ligações covalentes são chamados de moléculas, a característica dessa ligação é que ocorre entre dois átomos ametais, ou não-metais. Analisando a tabela periódica, entende-se, portanto, que um ametal do mesmo elemento ligados entre si, sempre será então ligação covalente, como é o caso do I₂, pois têm-se o Iodo, que é um halogênio, e portanto não-metal, ligado a outro átomo também de Iodo, ou seja, ligação entre dois ametais, o que caracteriza a ligação covalente. Por sua vez, o Fósforo também é um ametal, unindo-se a ele o Cloro, que já foi mencionado ser um halogênio, que é ametal e assim, PCl₃ também será um composto molecular, uma molécula, ou seja, uni-se através de ligação covalente.
Há ainda a ligação metálica que não será abordada por não responder a questão. Mas apenas como definição, ocorre entre dois metais.
Ou seja, respectivamente, temos:
PCl₃ → Ligação covalente
KCl → Ligação Iônica
I₂ → Ligação covalente