Química, perguntado por Naoiteressaqwq, 11 meses atrás

As ligaçãoes químicas dentrondas moléculas, ou agregadas iônicas, são mais fracas ou mais fortes que as ligações entre as moléculas? Qual delas e responsável pelas propriedades físicas das substâncias?

Soluções para a tarefa

Respondido por DeltaH
0

Resposta: As ligações intramoleculares são mais fortes que as intermoleculares, e as intermoleculares são responsáveis pelas propriedades físicas das substâncias.

Explicação:

As ligações químicas que ocorrem dentro das moléculas são caracterizadas pela adaptação de orbitais atômicos a uma natureza de orbitais moleculares, além de envolverem uma interação muito forte e próxima entre os núcleos dos átomos envolvidos e seus elétrons.

As ligações intermoleculares, ou seja, as que acontecem entre moléculas, não são baseadas em interações entre núcleos e elétrons, mas em dipolos, que são polos de concentrações de cargas opostas numa molécula e noutra. Isso quer dizer que se em uma molécula os elétrons estiverem em sua maioria concentrados em um lado, o outro terá maior concentração de prótons e, consequentemente, cargas positivas, que atrairão as negativas de outras moléculas.

Dito isso, quando analisamos, por exemplo, um bloco de gelo à temperatura ambiente, percebemos duas coisas essenciais para a análise dessas forças: primeiro, o gelo começa a derreter; segundo, ao derreter-se, é passado para o estado líquido. O que isso nos diz é que, apesar de desagregadas as moléculas que antes constituíam a estrutura sólida do gelo, elas continuam se configurando como moléculas de água. Logo, a partir de um experimento tão simples, podemos concluir que as ligações intramoleculares são mais fortes que as intermoleculares.

Quanto às propriedades físicas, podemos ainda usar o caso do gelo. Ora, o fato de as moléculas terem suas interações enfraquecidas foi o que passou o bloco sólido para o estado físico líquido; logo, podemos concluir que as interações intermoleculares são responsáveis pelas propriedades físicas da substâncias.

Perguntas interessantes